Categories: Amar é o Bicho

Adestradora voluntária ajuda a reabilitar animais na Serra

Juliana Martins é adestradora e faz parte da ong Amizade é um Luxo. Ela realiza um trabalho voluntário com os animais recolhidos pelo CCZ.

Juliana com Peludinha, uma das cadelas que se encontram no CCZ da Serra. Foto: Ana Paula BonelliJuliana com Peludinha, uma das cadelas que se encontram no CCZ da Serra. Foto: Ana Paula Bonelli
Juliana com Peludinha, uma das cadelas que se encontram no CCZ da Serra. Foto: Ana Paula Bonelli

Dedicação, cuidado e muito amor. Esta é a receita de uma moradora de Chácara Parreiral, Juliana Martins, que dedica algumas horas de sua semana para ajudar animais recolhidos pela Vigilância Ambiental em Saúde da Serra (antigo Centro de Controle de Zoonoses – CCZ).

Juliana é adestradora de cães. Ela conta que tudo começou por conta da perda do seu cachorro de estimação, Grandão. “Eu viajei e quando voltei fiquei sabendo que ele tinha fugido do local onde estava. Procuramos e não o encontramos. Fiquei arrasada. Sofri demais e foi a partir daí que surgiu esta ideia. Procurei a Cláudia Bitti, da ong Amizade é um Luxo e foi quando comecei a fazer este trabalho”, revela.

A cadela mestiça de pitbull Ronda está sendo treinada pela adestradora. Foto: Ana Paula BonelliA cadela mestiça de pitbull Ronda está sendo treinada pela adestradora. Foto: Ana Paula Bonelli
A cadela mestiça de pitbull Ronda está sendo treinada pela adestradora. Foto: Ana Paula Bonelli

Juliana atua como adestradora voluntária de cães do CCZ da Serra desde outubro do ano passado. E garante que todo cachorro é adestrável. “Basta ter paciência, amor e carinho que o resulto vem. Nossa prioridade é para animais que são recolhidos com histórico de agressividade e com traumas. Trabalhamos com o objetivo de reinserir este animal na sociedade”, destaca.

Peludinha e Mocinha estão sendo treinadas pela adestradora. “Elas são muito medrosas. A Peludinha, quando os treinos começaram, tinha medo de corda, não deixava nem passar a mão. Já vemos avanços no comportamento dela e vamos continuar com o trabalho até que ela esteja 100%. A mesma coisa com a Mocinha”, pontua.

O cão Portos do CCZ recebendo carinho da voluntária. Foto: Divulgação Acervo PessoalO cão Portos do CCZ recebendo carinho da voluntária. Foto: Divulgação Acervo Pessoal
O cão Portos do CCZ recebendo carinho da voluntária. Foto: Divulgação Acervo Pessoal

Outra cadela que está sendo atendida é a Ronda, mestiça de pitbull. Ela foi recolhida pelo CCZ após denúncias de moradores de Jacaraípe como sendo um animal ‘agressivo’. Ficou por 10 dias de observação e já está sendo treinada. “É um animal maravilhoso, gosta de carinho e merece um lar”.

Além dos treinos de adestramento, Juliana, faz carinho e passeia com os animais dentro do espaço do órgão. “É uma felicidade só quando me veem, já latem pedindo para dar uma volta”.

Final feliz

Com a parceria entre o CCZ e a ong Amizade é um Luxo, foi possível fazer com que alguns animais com histórico de agressividade fossem adotados.  Um deles é o Caramelo. “Pelo que os funcionários do CCZ contam ele mordeu o dono, apresentava agressividade e foi recolhido. Era tratado à distância pelos funcionários. Passou por uma bateria de treinos e hoje está muito feliz ao lado de uma nova família”, conta.

Juliana com Danthy adotado por ela. Foto: DivulgaçãoJuliana com Danthy adotado por ela. Foto: Divulgação
Juliana com Danthy adotado por ela. Foto: Divulgação Acervo pessoal

Paixão e adoção em abrigo de animais

Antes de realizar o trabalho no CCZ da Serra, Juliana treinou o cão Danthy resgatado pela protetora Edmaura Fonseca. O animal é um boxer e foi resgatado pele e osso, doente com doença do carrapato e desnutrido, na região de Jacaraípe. Um animal dócil, mas extremamente ansioso. Um de seus comportamentos era pular insistentemente nas pessoas quando chegavam perto.

“Entrei em contato com a Edmaura que permitiu que eu conhecesse o espaço, foi onde conheci o Danthy e iniciei os treiamento. Ele se apaixonou por mim e eu por ele. Não deu outra. Adotei. Hoje, ele é um animal hiper tranquilo, um anjo e virou o xodó da família”, frisa.

Serviços particulares

Juliana Martins também realiza treinamentos particulares. Ela é formada em Educação Física e fez o curso de adestramento de cães com o renomado Orisval Lara, em São Paulo. “Estou preparada para suar a camisa em busca do bem estar dos animais. Amo cães e tudo que faço é para vê-los felizes ao lado de suas famílias”.

Quem quiser contratar a profissional o telefone de contato é o 9 8817-7416 ou pela fanpage Juliana Martins Adestradora.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Espetáculo inspirado em ícone da Tropicália será apresentado de graça na Serra nesta sexta (10)

Inspirado em um, dos ícones da Tropicália, “Os Últimos Dias de Paupéria” será apresentado gratuitamente nesta sexta (10) no Eliziário…

8 minutos atrás

Sertanejo e promoções para festejar o Dia das Mães, na Serra

Uma das atrações musicais é o cantor sertanejo Junior Reis que se apresenta no sábado (10) - véspera de Dia…

52 minutos atrás

Circuito Liquida Serra com shows e promoções até domingo (11)

Foto: Edson Reis A praça dos Ipês em Barcelona  será palco de mais uma edição do Circuito Liquida Serra. O…

1 hora atrás

“Zero Grau”: homem é preso por vender motocicletas furtadas na Serra

Divulgação PCES Um homem de 34 anos foi preso em flagrante na última terça-feira (6), suspeito de comercializar motocicletas furtadas.…

1 hora atrás

Comunicado – 09/05/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 09-05-2025 - 2ª ediçãoBaixar

2 horas atrás

Dia D de vacinação contra a gripe na Serra neste sábado (10)

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil A Secretaria de Saúde da Serra vai realizar o Dia D de Vacinação contra a Influenza…

2 horas atrás