A agência da Receita Federal na Serra, que fica em Jardim Limoeiro, encerra as atividades a partir do dia 16 deste mês. Após esta data, os atendimentos aos contribuintes tanto físicos quanto jurídicos serão realizados na Delegacia da Receita Federal de Vitória. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do órgão.
Segundo ela, a motivação do encerramento das atividades da agência se dá por conta de contingenciamento de despesas. Este ano, diversas agências de outras cidades e estados brasileiros tiveram que fazer drásticas reduções de custos. Em alguns casos, a redução foi de até 25%.
Na Serra, cinco funcionários, mais a chefia da agência, trabalham no local, que tem um custo de R$ 300 mil anuais aos cofres públicos. A assessoria disse que todo o pessoal será realocado para a Agência de Vitória, que funciona na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, nº 1.333, térreo, Ilha de Santa Maria. Local este que também abrigará a agência de atendimento de Vila Velha, a qual terá o mesmo destino que a do município da Serra.
Em contato com o TEMPO NOVO, a assessoria disse que “o esforço para reduzir gastos vem obedecer a uma portaria do Ministério da Economia. Hoje, temos cinco servidores na Agência de Serra, o que dificulta nos serviços prestados. Essa transferência para Vitória, além de diminuir custos, irá trazer melhoria no atendimento do contribuinte, porque ficará unificado tudo em único local para atender toda a região metropolitana ”, destaca.
Também disse que a maioria dos serviços oferecidos pela Receita Federal pode ser feita de forma online. “Cada vez mais os serviços estão ficando centralizados no site, diretriz inclusive do Ministério da Economia, que pede que o Executivo seja mais digital”.
O site da Receita Federal é o https://receita.economia.gov.br/.