O Flamengo é um dos times mais populares do mundo, e tem investido em transmissão ao vivo pela web para capitalizar recursos independentes dos contratos televisivos milionários. Isso foi permitido no Brasil graças à Medida Provisória 984, do qual os clubes ganharam mais liberdade em relação aos seus direitos de transmissão.
A primeira transmissão ao vivo pelos canais oficiais do clube, ocorreu em junho do ano passado, na partida contra o Boa Vista, pelo Campeonato Carioca.
Somente no YouTube, no canal Fla TV, foram registrados mais de 2 milhões de acessos simultâneos durante o primeiro tempo; e o jogo se tornou a maior transmissão esportiva mundial pela plataforma. Porém, aqui na Serra, está havendo uma procura muito maior do que jogo do Flamengo. Trata-se da vacina contra Covid-19.
Segundo informações repassadas pela Prefeitura da Serra, o agendamento que ocorreu no dia 23 de junho registrou 4,5 milhões de acessos simultâneos às 18 horas daquela quarta-feira– momento exato onde cerca de 10 mil vagas foram abertas para a imunização. Esse número é de visitas em um único momento é o dobro do jogo do Flamengo acima citado e é maior também do que a própria população do Espírito Santo – 4.064.052, segundo o IBGE.
Porém, 4 dias depois, esse número voltou a crescer; isso porque, de acordo com a Prefeitura da Serra, o pico de acessos no site da prefeitura da Serra na noite do domingo dia 27, durante o agendamento exclusivo aberto para o público com idades acima de 35 anos, houve um pico de 7 milhões de acessos simultâneos. As 5 mil vagas para vacinação contra a Covid-19, disponibilizadas pelo município às 18 horas, foram totalmente preenchidas até 19h15.
Instabilidades estariam ligadas ao enorme número de acessos
Segundo o assessor especial de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento, Kleysson Musso, foi constatado que não só moradores da Serra tentavam garantir o agendamento, mas também pessoas de outros estados.
“Como essa campanha de vacinação é nacional, não há problema em pessoas de outras cidades tentarem marcar na Serra. Devo deixar claro, também, que ontem, durante o agendamento, o site não caiu. Devido à grande procura, o sistema ficou sobrecarregado, por isso apareceu uma mensagem de erro para algumas pessoas. E, para melhorar o serviço, aumentamos a capacidade de processamento e memória dos servidores que sustentam o agendamento. Outras medidas também estão sendo tomadas para melhor atender à demanda”, explicou.
Para Musso, a abertura de três agendas durante a semana para vacina contra a Covid-19 vai contribuir com a melhor fluidez dos acessos, além de diminuir a expectativa da população. “A partir desta segunda (28), eles acontecerão segundas, quartas e sextas, sempre às 18 horas”, informou.
A reportagem procurou a Prefeitura da Serra na época, e de acordo com o município o recorde de acessos estaria ligado como um dos principais motivos para o site ter apresentando instabilidade em seu funcionamento.
Em nota enviada ao Tempo Novo, a Prefeitura garantiu que realiza melhorias contínuas no portal para fazer com o sistema seja dinâmico. Afirmou ainda que recentemente dobrou a capacidade dos servidores de processamento dos dados da Prefeitura. Antes desta quarta-feira, o recorde de acessos era quase 2 milhões de visitas simultâneas, sendo assim, o número mais do que dobrou.