Serra, 19 de setembro de 2017

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Política

Serra, 22 de agosto de 2017 às 16:00

Agentes da Guarda Municipal poderão ser demitidos

Vereadores da Serra aprovaram na noite desta segunda-feira (21) projeto que trata do Código de Conduta da Guarda Municipal. Entre as ações previstas em caso de infrações graves cometidas por agentes da guarda está a suspensão e até a demissão


Após a Guarda Municipal da Serra denunciar descaso da Prefeitura e ameaçar greve, os vereadores aprovaram em caráter de urgência, o Projeto de Lei que institui o Código de Conduta da Guarda Municipal, na prática serão 114 itens de punição, entre eles a demissão caso haja greve. O PL é de autoria da Prefeitura.

 Enquanto alguns vereadores apontaram que o PL tem como meta ‘a proteção dos agentes’, membros da guarda veem com desconfiança a matéria, uma vez que foi votada a toque de caixa. 
Posso afirmar que esse projeto é para que a sociedade possa respeitá-los e que sejam blindados”, disse o presidente da Comissão de Segurança, Cabo Porto (PSB).
 
A justificativa foi acompanhada. “Consegui ler o projeto e não vi nada que implicaria os guardas. A emenda colocada também não implicaria grandes coisas. É uma proteção dos guardas”, disse Aecio Leite (PT).
 
Geraldinho Feu Rosa (PSB) votou contra. “Votei não porque não tenho conhecimento e nem li o projeto”, explicou. 
 
Segundo o texto do projeto aprovado, o Código tem por finalidade definir deveres, tipificar infrações disciplinares, regular sanções administrativas e procedimentos processuais correspondentes. 
 
O PL classifica como infração grave “incitar greves ou a elas aderir de forma ilegal” e “faltar à escala de serviço ou deixar de atender intimação judicial”. 
Entre as medidas previstas diante de tais infrações estão advertência, suspensão das atividades por até 45 dias e até demissão, no caso de infrações graves, no caso de recorrência das suspensões. 
 
Os agentes da guarda se mostraram apreensivos com a aprovação do projeto. “O prefeito não consegue chamar as turmas que faltam para o curso de formação, não consegue votar o auxílio fardamento, o prefeito não consegue cumprir a lei que regimenta as guardas, e as atribuições do cargo, as gratificações e escala especial. E do dia para a noite coloca o projeto para ser votado para acabar com a guarda, exonerar os guardas. Parece que Audifax não quer mais a guarda”, disse um agente”.



O que você acha ?

Você é a favor do "distritão", onde os mais votados se elegem?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por