Mestre Álvaro

“Agora é rumo ao PT”, comemora vereadora da Serra ao conseguir desfiliação

Elcimara exibe a ata de anuência em que está liberada pelo PP para se desfiliar sem risco de perder o mandato de vereadora. Seu destino é um só: o PT. Crédito: divulgação.

O que o cenário político já previa está prestes a acontecer: o Partido dos Trabalhadores deve reconquistar representação parlamentar na Câmara da Serra. A vereadora Elcimara Loureiro obteve a anuência do Partido Progressista (PP) para se desfiliar, sem risco de perder o mandato, e seu destino parece selado: o PT.

Esse movimento é significativo para a cidade, não apenas porque o PT governa o país, mas também porque, desde a redemocratização do Brasil, o partido sempre teve ao menos um representante no parlamento, o que garantiu à sigla influência nas gestões anteriores.

Elcimara confirmou a anuência do PP para sua desfiliação: “acabei de ir à sede do PP buscar a ata de anuência da minha liberação; agora é rumo ao PT”. O desligamento do PP era o único obstáculo para a filiação de Elcimara ao PT. A vereadora, de fato, já tem participado, mesmo que informalmente, de reuniões do partido.

Na Câmara da Serra, Elcimara tem sido uma voz em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e enfrentado um grupo de vereadores da Frente Parlamentar de Direita, que tentam avançar pautas ligadas a essa corrente.

Elcimara, pastora evangélica, provém da área de assistência social. Atualmente, ocupa a posição de primeira secretária da Mesa Diretora, encarregada de estabelecer a pauta de votações da Câmara, uma posição que lhe dá destaque no processo legislativo. Há rumores de que a vereadora pode ser uma pré-candidata a prefeita pelo PT nas eleições de 2024. Contudo, o partido ainda não definiu sua postura política em relação ao atual prefeito, Sergio Vidigal, nem as diretrizes partidárias em Vitória, que exercem influência na Serra.

Com o provável retorno do PT à Câmara da Serra nos próximos dias, o partido readquire um mandato para promover seus projetos e ideais. Isso amplia sua relevância política na cidade. A falta de líderes eleitos filiados ao PT era considerada incoerente, dado o histórico eleitoral do partido na Serra, sobretudo nas eleições presidenciais em que Lula foi candidato. O único revés foi na primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), período em que João Batista da Motta era o prefeito e atuou decididamente em favor de FHC.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Espírito Santo bate recorde no número de transplantes em 2024

De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…

14 horas atrás

Carnaval: inscrições para blocos de ruas na Serra começam nesta sexta-feira (17)

Bloco de Rua/ Foto: Leandro Pereira A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), por meio da Comissão de…

15 horas atrás

Comunicados – 17/01/2025

publicidade legal - 17-01-2025Baixar

17 horas atrás

Liquidação com descontos de até 70% nos shoppings da Serra

Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…

17 horas atrás

Polícia Civil procura foragido por morte de homem na Serra

Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…

18 horas atrás

Governador apresenta Pacto pela Educação aos prefeitos do ES

O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…

1 dia atrás