Agosto é o mês do desgosto? Eu escutei em uma conversa na padaria perto do Parque da Cidade em Laranjeiras que não era apenas mês do desgosto, mas mês do cachorro louco.
Se os cachorros estão loucos eu não sei, mas levando a minha mãe a escola até o Balneário vi muitos abandonados, dezenas e dezenas de amigos de quatro patas fazendo um quadro triste para quem passa.
Infelizmente não dá para levar para casa, mas para que abandonar um amigo ao relento? Faz parte da natureza da sociedade de consumo jogar fora o que está quebrado, não dá mais lucro ou ignorar quem não é mais útil, mas uma amizade cultivada não merece acabar dessa forma.
A maioria nunca vai encontrar um novo lar. E o pior é saber que um dia eles tiveram esse lar, realmente dá desgosto. Tem amigo humano que também é abandonado, seja na rua, seja dentro da própria casa.
É que hoje temos muitos amigos virtuais, aqueles que apertam curtir no Facebook e no Instagram. Dá uma ilusão de que temos muitos, então passamos friamente por esses amigos de quatro patas, e também os amigos humanos, sem perguntar muita coisa, sem conhecer o coração que bate por trás da foto.
Para Agosto não dar desgosto é preciso prestar atenção nas pequenas chances de ajudar a melhorar a paisagem da cidade substituindo o abandono de alguns espaços e o abandono de amigos por sorrisos. Não há desgosto para quem sabe o valor de um amigo.