Meio Ambiente

Água da Cesan continua com gosto, cheiro e fazendo gente passar mal na Serra Sede, diz morador

Moradores da região da Serra Sede apontam problemas de saúde com água salobra e com cheiro: os que tem condição, estão gastando com água mineral. Foto: Edson Reis

Os problemas com água fornecida pela Cesan nos bairro do entorno da Serra sede continuam, após reportagens sobre a situação na última semana. Segundo moradores da região, muitas residências seguem recebendo o líquido com gosto de sal (água salobra) e odor de produto químico. Assim como surgem mais relatos de problemas de saúde em consumidores que beberam a água, mesmo após filtragem.

Morador da divisa entre Campinho da Serra e Planalto Serrano, Welington Nanau, foi um dos que denunciaram a situação. “Tinha dado uma melhorada após eu formalizar reclamação junto à Agência Nacional das Águas (ANA) e depois das reportagens que foram publicadas. Mas voltou a piorar no final de semana. Tem pessoas que em Planalto Serrano e Campinho da Serra que passaram mal com dor na barriga, vômito e diarréia”, relata.

Welinton falou ainda que acionou o Procon e que este teria prometido marcar audiência de conciliação entre os consumidores e a Cesan. O morador adiantou ainda que também ter acionado, desde a semana, p serviço Vigiágua da Prefeitura da Serra – responsável por fiscalizar a qualidade do líquido fornecido pela concessionária ao consumidor da cidade – além de ter formalizado reclamação na própria Cesan.

Na última quinta feira, através da assessoria de imprensa, o Vigiágua da Prefeitura havia informado que foram coletadas amostras do líquido nas casas de moradores. E que o município havia notificado a Cesan. Mas até o momento da publicação desta matéria, por volta das 12h e 10, não havia informado se as análises ficaram prontas.

Já a Cesan não respondeu os questionamentos

Reis Magos, seca e avanço do mar

A água que abastece a região vem do rio Reis Magos, manancial de pequeno porte que existe na divisa entre Serra e Fundão. O sistema foi inaugurado no final de 2017, custou R$ 70 milhões e inclui uma Estação de Tratamento de Água (ETA) em Putiri, localidade rural do município de onde o líquido é retirado.

O sistema estava previsto pelo Estado para ser implantado somente em 2020, mas o então governador Paulo Hartung decidiu antecipar a construção porque o outro sistema que abastece a cidade, o Santa Maria, deu sinais de colapso por falta d’água.

As reclamações dos consumidores da Serra Sede agora atendidos pelo Reis Magos coincidem com a situação de estiagem que afeta as cabeceiras deste manancial que, por esta razão, está com vazão muito baixa. Cenário semelhante ao da superseca entre 2014 e 2016, que fez o mar avançar pela foz do rio em Nova Almeida mais de 10 km rio acima.

Em 1º de julho de 2016 Tempo Novo publicou reportagem com o então presidente da Associação de Produtores Rurais da Serra e proprietário de terra em Putiri, Joel Falqueto, alertando que o ponto aonde a Cesan pretendia fazer a captação (na época a obra ainda não havia sido executada) tinha risco de salinização.

Ainda não se sabe se os casos recentes de água salobra da Cesan na Sede tem relação com o fato alertado por Falquetto em 2016.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Comunicado – 08/05/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 08-05-2025 - 3ª ediçãoBaixar

11 horas atrás

Polícia prende jovem que atirou na cabeça de passageira em ônibus do Transcol na Serra

A Polícia Civil prendeu um jovem suspeito de atirar na cabeça de uma passageira em ônibus do Transcol na Serra.…

11 horas atrás

Atacadão diz lamentar venda de alimentos vencidos em sua loja na Serra

Operação da Polícia Civil encontrou carnes e alimentos vencidos em dois supermercados da Serra. Crédito: Divulgação O supermercado Atacadão, pertencente…

11 horas atrás

Domingo tem festival de pagode em homenagem ao Dia das Mães na Serra

Entre os nomes confirmados no festival de pagode, na Serra, estão Pagode & Cia, Chopp Samba, Pagolance, Sem Medida, Resenha…

11 horas atrás

Crédito do Trabalhador: como o empregador pode ajudar a proteger o salário dos colaboradores

Para muitos trabalhadores, a antecipação de salário ou o crédito consignado parecem soluções rápidas. Crédito: Divulgação Empresas têm papel estratégico…

12 horas atrás

Fortlev abre vagas de emprego de nível fundamental e médio na Serra

A Fortlev abriu vagas de emprego para candidatos com ensino fundamental, médio ou técnico. Crédito: Divulgação A Fortlev, uma das…

13 horas atrás