Categories: Meio Ambiente

Água do Reis Magos já está chegando para morador

O sistema de abastecimento do rio Reis Magos entrou em operação na última quarta-feira (28). Foto: Jansen Lube

Entrou em operação na última quinta-feira (26), o sistema de abastecimento do rio Reis Magos, que está reforçando o fornecimento de água para a Serra. A inauguração do sistema, localizado em Putiri, zona rural entre Nova Almeida e Serra-Sede, contou com a presença de lideranças políticas locais e estaduais, dentre elas o governador Paulo Hartung (PMDB) e o prefeito Audifax Barcelos (PDT).

Segundo a assessoria de imprensa da Cesan, o sistema produz 500 litros de água por segundo e atende diretamente cerca de 150 pessoas nas regiões da Serra-Sede e Civit I. O volume equivale a 25% do que a Cesan capta no rio Santa Maria, manancial que já atende a cidade, a parte continental de Vitória, Vale e Arcelor em Tubarão, e que já vem dando sinais de esgotamento.

Tanto que o sistema Reis Magos, previsto anteriormente para 2020, acabou antecipado para 2017. Formado pelos rios Timbuí e Fundão, que descem das montanhas de Santa Teresa, o Reis Magos é um rio de menor vazão que o Santa Maria e o Jucu, os principais fornecedores de água da região Metropolitana.

Os dados semanais da vazão dos Reis Magos ainda não estão sendo divulgados pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), diferente do que acontece com Jucu e Santa Maria. E segundo a assessoria de imprensa da Agerh, a cúpula do órgão ainda não decidiu se adotará o procedimento.

Outra questão importante sobre o Reis Magos é a salinização. Em 2016 Tempo Novo fez reportagem exclusiva mostrando que o sal vindo dos mangues de Nova Almeida sobe mais de 10 km rio acima, chegando próximo onde foi montada a captação. Para conter o problema, a Cesan disse que faria no rio uma barreira de pedra semelhante às que já existem junto as captações do Jucu, em Vila Velha e no Santa Maria na Serra para evitar o mesmo problema.  

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Festa na Serra terá show gratuito de Mumuzinho nesta quinta-feira

O cantor Mumuzinho será a atração do show nacional no Dia do Serrano, na Serra. Crédito: Divulgação Nesta quinta-feira (26),…

20 horas atrás

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

3 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

3 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

3 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

3 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

3 dias atrás