Meio Ambiente

Água fica rosa em estação de esgoto da Ambiental Serra/Cesan

Assim estava a ETE Jardim Tropical no último sábado: suspeita de contaminação química. Crédito: Reprodução vídeo/divulgação

A água da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Jardim Tropical, aos pés do Mestre Álvaro, ficou rosa na manhã do último sábado (22). O fato chamou a atenção de um morador que passava próximo à ETE na ocasião e registrou o episódio.

A coloração não é comum, uma vez que as ETE´s operadas pela Ambiental Serra/Cesan são exclusivas para tratar esgoto doméstico. E em estações como a de Jardim Tropical, que é do tipo lagoa de estabilização, a coloração da água varia do escuro para o esverdeado, por conta da matéria orgânica do esgoto doméstico, da geração de lodo e da proliferação de microalgas decorrentes dessa condição.

O engenheiro químico e ativista da ONG Juntos SOS ES Ambiental, Eraylton Moreschi, publicou em uma conta em sua rede social que a cor rosa possa ser resultado de algum descarte indevido de rejeitos industriais e químicos na rede de coleta de esgoto doméstico que leva à ETE, o que é proibido.

Na mesma publicação, o ativista disse que tentou acionou ainda no sábado (22) o telefone do Iema (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) para emergência de vazamentos de produtos químicos, mas não conseguiu contato. Por fim, Eraylton informou que optou por denunciar o caso ao Iema via canal eletrônico.

A reportagem acionou o Iema, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) da Serra, e a Ambiental Serra/Cesan, para saber o que provocou a coloração estranha na água e se já havia identificação dos responsáveis pelo eventual lançamento de algum produto químico. Caso obtenha retorno, atualizará esta publicação.

+ Da Serra, Mestre Domingos, ganha prêmio nacional e está na lista dos top 100 do Brasil

Risco ambiental e à saúde pública na Serra

As águas tratadas na ETE Jardim Tropical são lançadas no Canal dos Escravos e dali seguem até os manguezais do Lameirão, um paraíso ecológico localizado no delta do rio Santa Maria e que abrange áreas dos municípios da Serra, Vitória e Cariacica.

Esses manguezais ficam em frente ao polo gastronômico da Ilha das Caieiras, na capital. E é neles que é pescado parte dos mariscos, peixes e caranguejos servidos nos restaurantes da região.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Piscina natural, tirolesa e comida da roça nos restaurantes de agroturismo na Serra

Nos restaurantes do agroturismo da Serra, há muita comida boa, piscina natural, tirolesa e outras diversões. Crédito: Divulgação Já imaginou…

1 hora atrás

Moradora da Serra tem 90% do corpo queimado  durante incêndio em apartamento

Crédito: Divulgação Na noite de terça-feira (17), uma mulher de 44 anos sofreu queimaduras em 90% do corpo após um…

20 horas atrás

Policiais perdem o controle e viatura invade casa na Serra

A ocorrência gerou preocupação, mas felizmente não houve vítimas fatais. Crédito: Divulgação Na noite dessa sexta-feira (17), uma viatura da…

20 horas atrás

Homem é preso com mais de mil pinos de cocaína na Serra

O indivíduo deverá responder pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo/ Divulgação PMES Nesta…

22 horas atrás

Verão na Serra: confira programações gratuitas neste sábado (18)

O verão está a todo vapor na Serra, e a cidade continua com uma programação especial para garantir a diversão…

24 horas atrás

Verão: dicas essenciais sobre o uso de protetor solar

O cuidado com a pele começa no verão e deve durar o ano todo/ Foto: Banco de Imagens Freepik O…

24 horas atrás