A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) voltou a enviar água suja e fedorenta para residências situadas na Serra. Desta vez, a situação ocorreu num dos principais balneários da cidade: Manguinhos. Os moradores do bairro estão impedidos de realizarem atividades simples como cozinhar, tomar banho e lavar roupa e querem acionar a Justiça. Logo pela manhã, nesta quarta-feira (24), a água enviada pela empresa às torneiras da região estava totalmente escura, com cor e cheiro de barro.
Vídeos recebidos pela reportagem do TEMPO NOVO mostram a gravidade do problema. Em um deles, um morador mostra a coloração marrom do líquido essencial para a vida humana. De acordo com residentes da região, essa não é a primeira vez que a Cesan envia água imprópria para consumo ao bairro, mas nesta quarta, a situação chegou ao limite.
Além de ser um bairro residencial, Manguinhos também atrai milhares de turistas todos os anos. Durante a pandemia causada pelo coronavírus, o número de visitantes diminuiu, mas ainda segue alto. Comerciantes da região podem ser duramente prejudicados caso o problema persista por mais dias, já que dependem do uso da água, principalmente restaurantes e quiosques.
De acordo com a liderança comunitária do bairro, Guilherme Lima, os moradores pretendem acionar a Justiça contra a Cesan devido à qualidade do envio da água. Ele afirmou que a população não pode ser obrigada a pagar pelo consumo do dia de hoje, já que a água sequer pode ser utilizada.
“É falta de respeito com as pessoas. Um absurdo. Não é a primeira vez que isso ocorre, mas com certeza foi a pior situação presenciada. A água está totalmente suja, imunda e com odor forte de barro. O uso é totalmente impossível. Essa é qualidade do serviço prestado. A comunidade de Manguinhos está revoltada”, desabafou o presidente da Associação de Moradores.
Lima ainda explicou que irá se reunir com os moradores para que a comunidade se decida se irá ou não acionar a Justiça contra a Cesan. “A maioria pretende entrar com uma ação, mas a associação não decide pelos moradores. Nós vamos ouvir a comunidade e, caso isso seja decido, iremos processar a empresa solicitando o desconto por esta quarta-feira”, salientou.
Conforme já informado diversas vezes pelo TEMPO NOVO, essa não é a primeira vez que a Cesan envia água imprópria para o consumo. Dessa vez, no entanto, o problema ocorre em um bairro nobre da cidade. Anteriormente, a situação já vinha sendo registrada em diversas comunidades, principalmente na região de Serra Sede.
No dia 14 de janeiro, moradores de Serra Sede denunciaram problema semelhante. Na ocasião, a Cesan admitiu erro e pediu que a população não consumisse o líquido recebido.
Em 2019, houve problemas crônicos nesse sentido. E na época a Cesan – que é paga pelos moradores para o tratamento de água e esgoto se negou a dar explicações. Na maioria das vezes, os bairros afetados são atendidos pelo sistema Reis Magos, implementado há pouco mais de três anos. Porém, Manguinhos não está nesta lista, já que recebe água vinda do Rio Santa Maria.
A reportagem acionou a Cesan para cobrar explicações sobre o envio da água suja, mas a empresa não se manifestou até a finalização deste texto. Caso a companhia envie um retorno sobre as reclamações dos contribuintes, este texto será atualizado com a nota.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…