Serra, 21 de Janeiro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Amar é o Bicho

por Ana Paula Bonelli

Serra, 29 de dezembro de 2014 às 14:37

Ajude seu cão a lidar com fogos de artifício


Ano Novo é sinal de vida nova, mas é também motivo de desespero para quem tem cães. Normalmente nessa época estes bichinhos sofrem muito com os fogos de artifício. É normal que cachorros se assustem com o barulho alto e repentino e o clarão que se forma no céu.

Mesmo o bichinho mais confiante e equilibrado pode se assustar e ficar com medo de sons que não são familiares para ele. A boa notícia é que tem algumas coisas que os donos podem fazer para ajudar seu aumiguinho a passar com mais tranquilidade por este período de festas.

Essa dica deve ser praticada antes do ano novo para que seu cão se acostume com o barulho e é muito simples:

fogosEncontre um vídeo de fogos de artifício. Coloque esse vídeo para seu cachorro ouvir o mais baixo possível algumas vezes por dia. Associe o som dos fogos com algo que seu cão goste, por exemplo: petisco preferido, brinquedo, cafuné, escovação etc. Comece a aumentar o volume do vídeo ao longo dos dias e continue a associar o som dos fogos com algo que seu cachorro goste, para que ele associe: barulho de fogos = coisa boa. Se em algum momento o seu cachorro demonstrar algum sinal de medo, abaixe o volume até o ponto em que ele se sinta confortável. Repita o quanto for necessário todos os dias até seu cachorro conseguir ouvir o som dos fogos bem alto sem ficar com medo.

Agora se você não teve tempo de fazer isso, aqui vão algumas dicas que podem ser interessantes.

– Durante a virada do ano, não mude seu comportamento. A maioria das pessoas tendem a mimar/acolher seus cães quando eles demonstram que estão com medo de fogos. As pessoas fazem mais carinho que o normal, abraçam, falam com os cães com voz doce. Em vez de ajudar a acabar com o medo, esse comportamento do dono reforça o medo no cão. Ele associa: medo = carinho.

– Tente você mesmo não reagir aos fogos de artifício. Se você demonstra prontidão logo antes dos fogos, por conta do medo do seu cão, isso só irá piorar o que ele sente. Você acabará deixando-o ansioso. Sua linguagem corporal diz para seu cão se ele precisa ficar com medo ou não.

– Faça o possível para camuflar o som dos fogos. Ligue o rádio ou a TV, feche as janelas, ligue o ventilador e/ou o ar-condicionado,

– Não force seu cão a nada. Se ele quiser se esconder embaixo da cama, deixe. Não o obrigue a fazer nada que ele não queira, pois isso pode acarretar em um aumento do medo e o cão pode se tornar um cão agressivo se sair de sua zona de conforto.

Se nada disso resolver, se o caso do seu cão é severo, a dica é procurar o veterinário, pois ele pode indicar o uso de alguma medicação para deixar seu cãozinho mais tranquilo.

 

No mais, FELIZ 2015 para todos!!




O que você acha ?

Você se sente seguro nas praias da Serra?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por