por Anderson Soares
Um grupo de 77 petistas do Espirito Santo quer cancelar a decisão da Executiva Estadual de integrar o Governo de Paulo Hartung (PMDB). Para isso, eles entraram com recurso junto ao Diretório Nacional do PT com justificativa de que, apesar de o peemedebista pertencer ao mesmo partido do vice-presidente da República, Michel Temer, foi o mais ativo dos defensores da candidatura de Aécio Neves (PSDB) no Estado.
Entre os que assinam o documento estão Perly Cipriano, o deputado estadual Cláudio Vereza, a deputada federal Iriny Lopes e a senadora Ana Rita Esgario.
Segundo Vereza, é direito dos filiados recorrer à Nacional quando não concordam com uma decisão.
Já o presidente do PT-ES João Coser, que vai chefiar a pasta de Desenvolvimento Urbano na gestão de Hartung, disse que a ação dos colegas é um ato de rebeldia e vai contra uma decisão interna. Segundo Coser, a decisão se deu com votação, onde 32 se posicionaram favoráveis às participações no futuro governo e 12 foram contrários.
Questionado sobre o fato deste documento estar sendo encabeçado por autoridades políticas que estão no exercício do mandato, João Coser ironizou dizendo que esses políticos não serão mais autoridades a partir de 1° de janeiro.
Sobre o comentário do colega de partido, Vereza disse que o presidente de um partido é presidente de todos os militantes e não só de mandatários.