Categories: Notícias

Além de moradia, condomínios também geram emprego e renda

A porteira Silvana e o síndico Edson do condomínio Happy Days, em Morada. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Os condomínios, além de moradias, são locais de geração de emprego e renda. Na Serra, só na gestão, alguns condomínios chegam a ter 16 funcionários.

O presidente do Sindicato Patronal de Condomínios (Sipces), Cyro Bach Monteiro, explica que a demanda por funcionários varia. “Não temos como estimar um número de empregos total, pois a quantidade de trabalhadores varia. Há condomínios menores com apenas um funcionário para limpeza. Já os de médio porte chegam a ter cinco e os condomínios-clube chegam a 16. Na Serra encontramos cerca de cinco desses que possuem quadras, campos de futebol, lavandeira, piscina, entre outras atividades de lazer que demandam mão de obra para manutenção”, explica.

O síndico do condomínio-clube Happy Days, em Morada de Laranjeiras, Edson Batista Pereira,diz que têm 12 funcionários diretos. “Temos 277 unidades com 210 ocupadas. O condomínio tem piscina, sauna, salões de festas, cozinhas gourmet, academia, sala de jogos, brinquedoteca, churrasqueiras, portaria, o que demanda seis porteiros, três auxiliares de serviços gerais, dois artífices e um na administração”, detalhou.

Edson acrescenta que ainda há os empregos indiretos.  “Há também os moradores que atuam com vendas dentro do condomínio. No nosso são pelo menos 20 que vendem alimentos, produtos, prestam serviços entre si”, explica.

Só na Serra, atualmente, há 206 condomínios, sendo 16 de casas e 190 de apartamentos. No total são 37.020 moradias, sendo 3.103 casas e 33.917 apartamentos. Os dados são da Secretaria da Fazenda da Serra.

Apesar da geração de empregos, a informatização tem reduzido alguns postos, especialmente de porteiros, segundo o presidente do Sindicondomínios, Fabrício Pereira da Silva.

“Muitos condomínios têm usado portaria eletrônica, fechando postos de trabalho. Defendemos o uso de porteiro, pois ele não é necessário apenas para abrir e fechar portões, mas para auxiliar em uma série de serviços, além de melhorar a segurança. Sobre o número de trabalhadores, em 2016 havia cerca de 4 mil condomínios no estado que geravam 8 mil postos de trabalho”, detalha.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vídeo| Carro cai de viaduto e é “parado” por palmeira na Serra

Um carro caiu de um viaduto situado na Rodovia Mário Covas na Serra na noite dessa sexta-feira (26). O carro…

21 minutos atrás

Veja qual a previsão do tempo para este fim de semana na Serra

Mais um final de semana chegou e com ele a tradicional previsão do Tempo Novo. Veja como ficam os termômetros…

34 minutos atrás

Serra registra três incêndios em menos de 24h

Três incêndios foram registrados por leitores em menos de 24h na Serra. O primeiro na quinta-feira (25) em uma vegetação…

50 minutos atrás

Serra é a cidade que mais cadastrou famílias na Tarifa Social de energia em 2024

Somente nos últimos quatro meses de 2024, 5.833 famílias da Serra foram cadastradas no benefício da Tarifa Social de Energia…

18 horas atrás

Partido de Casagrande, o PSB, oficializa apoio a Weverson Meireles para prefeito da Serra

Na noite desta quinta-feira (25), o PSB, partido do governador Renato Casagrande, realizou sua convenção na Serra. Aproximadamente 600 pessoas…

22 horas atrás

Entenda como suspeitos de tentativa de sequestro na Serra foram encontrados

Foram presos na noite dessa quinta-feira (25) os dois suspeitos de envolvimento na tentativa de sequestro de um ciclista na…

23 horas atrás