O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um alerta para chuva forte que pode atingir a Serra e outras 52 cidades capixabas a partir desta terça-feira (11). A previsão é de tempestade com raios, chuvas intensas e vendaval. A semana começou quente em boa parte do Espírito Santo, mas em São Paulo fortes chuvas estão castigando comunidades.
A Serra e demais cidades da Grande Vitória estão incluídas no aviso especial. De acordo com o Inpe, o estado é de atenção. O Instituto alerta a população que ocorrerão durante a terça-feira e localmente a chuva poderá ser intensa em curto período de tempo e vir acompanhada também de rajadas de vento de forte intensidade.
Por conta disso, os moradores devem ficar atentos e, se possível, evitar enfrentar o mau tempo. Para a população que reside em áreas de risco, como encostas e nas proximidades de rios e córregos, a atenção deve ser maior e qualquer perigo deve acionar imediatamente a Defesa Civil do Município (contato no final do texto).
Vale lembrar que durante o mês de janeiro, muitas cidades capixabas foram castigadas pelas fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo. Um dos municípios mais atingidos foi Iconha, onde agora, os moradores lutam para reconstruir tudo aquilo que foi levado pela chuva e pela enchente do rio que corta a região.
O mesmo também aconteceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Por conta disso, o solo já tem muita água acumulada e alguns rios e córregos devem estar com níveis acima do normal para esta época. Por isso, o risco de novas enchentes e deslizamentos volta a aumentar e a aterrorizar a população.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil da Serra, Antônio Carlos Coutinho, na cidade existe seis pontos críticos de deslizamentos distribuídos nos bairros Diamantina, Jardim Carapina, José de Anchieta II, Serra Dourada II, Vista da Serra I e encosta Reis Magos, em Nova Almeida. Algumas dessas comunidades também sofrem risco de alagamentos, como José de Anchieta II.
Na Serra, a Defesa Civil atende pelos telefones 3338-1756 (das 12 às 18 horas), 199 (plantão 24 horas). Os telefones 99938-9500 e 99949-8612 também atendem em plantão.
A Justiça mandou soltar o jovem que matou o padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra. Crédito: Divulgação Um caso…
A banda marcial foi fundada em abril de 2010 pelo maestro Jefferson Souza está ligada à Emef Manoel Carlos de…
O estudo, realizado em parceria entre o IEL e a Findes, leva em consideração dados fechados de 2023 e foi…
Quem for ao local, poderá efetuar a troca de até 10 lâmpadas por modelos LED gratuitamente, reduzindo custos de energia.…