
Os funcionários que trabalham na limpeza pública da Grande Vitória decretaram greve nesta segunda-feira (22). A suspensão da coleta de lixo, além da limpeza das ruas, já havia sido iniciada na Serra desde a manhã de hoje.
O movimento está sendo liderado pelo SINDILIMPE-ES. Uma assembleia extraordinária foi realizada na manhã desta segunda-feira. Durante a reunião, foi apresentada a proposta encaminhada pelo sindicato patronal para a campanha salarial de 2024, que foi recusada.
A interrupção afeta os serviços em Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Guarapari, onde a varrição, coleta de lixo e manutenção de jardins são feitos por funcionários contratados por terceiros.
O Sindilimpe, que representa os trabalhadores, informa que a greve foi convocada devido à falta de um acordo com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selures), que ofereceu um aumento salarial de 3,71%.
Os trabalhadores, no entanto, exigem um aumento de 15% no salário e um vale-alimentação de R$ 1 mil, sem reduções por atestados médicos, férias ou variações de escala. Eles também pedem que as empresas se encarreguem da limpeza dos uniformes.
O Sindilimpe informa que durante a greve, será mantido um efetivo mínimo de 30% dos trabalhadores ativos. A paralisação continuará até que suas demandas sejam atendidas. Uma nova reunião com o Selures está prevista para acontecer na próxima terça-feira (23).
De acordo com a Corpus Saneamento e Obras – empresa que presta os serviços de limpeza da cidade – o sindicato impediu a saída dos veículos e bloqueou todos os serviços, que até o momento estão paralisados.
A Secretaria de Serviços da Serra (Sese) havia informado na manhã desta segunda-feira, ao Jornal Tempo Novo, que, em virtude de uma Assembleia Geral do Sindilimpe, realizada nesta manhã, os serviços de varrição e coleta de resíduos estão sendo afetados em todo o Espírito Santo.
O que diz o sindicato das empresas?
“O Sindicato Estadual das Empresas de Limpeza Urbana do Espírito Santo (Selures) vem publicamente informar que, devido à Assembleia de Negociação Salarial do Sindicato dos Trabalhadores (Sindilimpe), realizada na manhã desta segunda-feira (22), os serviços de limpeza foram prejudicados nos municípios da Grande Vitória.
O Selures reafirma sua posição ao público e esclarece que continuará buscando um acordo para o impasse instalado. A associação patronal gostaria de informar que solicitou mediação, marcada para acontecer nesta terça-feira (23), ao Ministério do Trabalho (MT-ES).
O Selures convoca os trabalhadores para que continuem exercendo as suas funções, essenciais para manutenção da ordem pública, garantindo à saúde da população, especialmente neste período que são comuns as fortes chuvas de verão”.