O volume de chuva estimado para próximos dias no Espírito Santo, por várias simulações atmosféricas feitas em supercomputadores, é extremo e muito preocupante. O alerta é do Climatempo, que diz que o Estado deve “sofrer muito com a chuva esta semana”. As cidades da Grande Vitória, incluindo a Serra, estão inclusas no alerta.
Segundo o instituto, é alto o risco de enchentes, mais deslizamentos de terra e alagamentos de grande extensão. Estas situações severas poderão ocorrer na Grande Vitória e em muitas outras áreas capixabas, incluindo aquelas que foram alagadas com a tempestade da sexta-feira passada, 18 de janeiro.
O aumento da chuva começa já nesta segunda-feira (20), quando a chuva volta a cair forte novamente. Porém, entre terça, 21, e sexta-feira, 24 de janeiro, a chuva deve ser “generalizada e muito volumosa”. Ainda segundo o Climatempo, os dias mais chuvosos serão a quarta (22) e quinta-feira (23).
Durante toda a semana – de segunda a sábado (25) – devem chover aproximadamente 335 milímetros somente na Serra. Na próxima sexta-feira, o tempo será severo no Município, somente neste dia podem cair 90 milímetros de chuva na cidade. O Climatempo alerta que o dia e noite serão chuvosos.
O TEMPO NOVO conversou com o coordenador da Defesa Civil do Município, Coronel Coutinho. Segundo ele, o Município está acompanhando as previsões, mas afirma que não deve chover tanto na Serra, assim como previsto pelo Climatempo.
Coutinho ainda afirmou na cidade, há seis pontos críticos distribuídos nos bairros Diamantina, Jardim Carapina, José de Anchieta II, Serra Dourada II, Vista da Serra I e encosta Reis Magos, em Nova Almeida.
“Estamos acompanhando a previsão para sempre ficarmos atentos. Mas não deve chover tanto na Serra, como previsto. Mesmo assim estamos em atenção para atender qualquer possível ocorrência”, destacou o coordenador.
Coutinho ainda disse que muitas famílias não aceitam sair de seus imóveis – que ficam em áreas de risco. “Na Serra, assim como em outras cidades, temos algumas famílias que são alertadas sobre o perigo, mas continuam morando em áreas de risco, principalmente em locais onde há risco de deslizamento”, afirmou.
Na Serra, a Defesa Civil atende pelos telefones 3338-1756 (das 12 às 18 horas), 199 (plantão 24 horas). Os telefones 99938-9500 e 99949-8612 também atendem em plantão.
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…
A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…