Os vereadores da Serra desfrutam de um luxo destinado a poucos trabalhadores brasileiros: mesmo em meio à pandemia, só voltam a trabalhar (por meio das sessões ordinárias) em fevereiro desse ano. Mas para alguns parlamentares, isso não quer dizer que não haja serviço. Isso porque, eles ignoraram as ‘férias’ legislativas e aceleraram as ações logo nessa primeira semana do ano. É o caso dos eleitos: Anderson Muniz (Podemos), Elcimara Loureiro (PP), Igor Elson (Pode) e Raphaela Moares (Rede). Em comum, todos foram eleitos pela 1ª vez para ocupar a função de vereador.
Os quatro parlamentares encaminharam nota para a reportagem do Jornal TEMPO NOVO para prestar contas à população sobre as primeiras ações durante o período de recesso legislativo.
Eleito com 1.812 votos, o jornalista Anderson Muniz diz que está finalizando a montagem do gabinete e no final de semana vai promover um curso de qualificação da nova equipe.
“Ao longo desse período de recesso, vamos trabalhar no planejamento estratégico do mandato e manter o atendimento às comunidades. O recesso é nas atividades dentro do plenário, mas os vereadores precisam continuar trabalhando com suas equipes. Não vamos parar, vamos continuar trabalhando em cima de um planejamento para estar organizado para quando as sessões começarem. Inclusive, hoje pela manhã (dia 04) já atendemos membros do Conselho Municipal da Mulher da Serra (Commus). Por isso, é mão na massa, não tem esse negocio de férias”, disse Anderson.
A regra também vale para a vereadora Elcimara Loureiro, que é psicanalista e já ocupou o comanda da Secretária Municipal de Assistência Social. De acordo com ela, a pasta de Assistência Social sofreu mudanças da nova gestão da Prefeitura da Serra, por isso ela estará em contanto com os Conselheiros para dialogar a esse respeito. Outro tema é ligado aos Direitos Humano, da qual já terá agenda ainda nessa semana.
“Minha primeira agenda externa será amanhã (dia 05) às 14 horas, no CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra), com a diretoria, Galdene Santos, coordenadora geral e Tânia Molaes, sub-coordenadora”.
Outra parlamentar que engatou a quinta marcha do mandato é Igor Elson. Ele já ocupou funções de gestão pública na Serra, tanto na secretária adjunta de Defesa social, quanto no comando das pastas de Serviços e Agricultura.
“Esse mês de recesso para mim é mês de trabalho. Hoje mesmo gravei um vídeo em uma obra de Laranjeiras, que estava retornando esgoto para a casa das pessoas. Solicitamos a resolução do problema junto a Ambiental Serra e fomos atendidos. Essa semana vamos terminar de escrever alguns projetos de lei que serão apresentados de imediato. Também vamos protocolar algumas indicações para algumas pautas relacionadas ao cerco eletrônico; melhora dos salários da Guarda Municipal; Complexo de Defesa Social; e Plano de Carreira para os agentes. Também vou atuar na educação inclusiva relacionada ao Centro de Referência ao Autismo, por exemplo”, declara Igor Elson.
Já a advogada Raphaela Moraes que se elegeu como representante da proteção animal, relata a dificuldade de ter acesso a Câmara nesse período de recesso e elenca suas ações para os próximos dias.
“Cheguei à Câmara hoje (dia 04) às 08:30 da manhã. Somente às 10h conseguimos acesso ao gabinete. Estamos sem acesso a internet. sem login e senha dos computadores, causando bastante dificuldade de operacionalização neste primeiro dia de trabalho. Apesar dessas circunstâncias, estou apresentando nesta tarde o pedido de permanência da castração na cidade da Serra, penso que é uma das principais formas de conter o avanço da quantidade de animais nas ruas. Esse mês ainda tenho alguns projetos já elaborados para apresentar, tanto projetos de lei quanto requerimentos já em fase de redação final para protocolar até o final dessa semana. Estamos visitando os bairros e abrigos e vamos cadastrar no meu site ‘raphaelamoraes.com.br’ um espaço para denúncias de maus-tratos e animais para adoção com nome do responsável”, disse.