Categories: Sem categoria

Aliciamento na web

No início desta semana a imprensa capixaba noticiou um caso alarmante de uma adolescente de 16 anos de idade, moradora do Município de Vila Velha, que conheceu um homem pela Internet e foi aliciada e induzida a fugir da sua casa para viver com o aliciador em um bairro na Serra.

O caso terminou com a adolescente sendo mantida em cárcere privado e estuprada pelos frequentadores do local.

Infelizmente casos como este se tornam cada vez mais comuns, no qual crianças e adolescentes são aliciados principalmente em redes sociais, nos jogos online e no aplicativo WhatsApp, e devido a falta de orientação e acompanhamento dos pais, acabam vítimas de exploração sexual, estupro e sequestro.

Os internautas mirins e principalmente os pais, precisam entender que a Internet não é um ambiente confiável, e por ser um ambiente público possui os mesmos riscos relativo à segurança que existem em uma praça pública, pois, tal como na praça, podemos ser vigiados, furtados, assediados e violentados.

A diferença é que na Internet o criminoso ou aliciador estará menos exposto e utilizará de covardia e capciosidade para enganar crianças e adolescentes.

Por isso, os pais precisam no dia-a-dia orientar a navegação dos filhos e procurar saber o que estão fazendo no mundo digital, quais ambientes frequentam e com quem conversam. A dica de não conversar ou ter amizades com estranhos é uma das mais valiosas e eficazes que existe.

Outra dica importante é orientar os filhos a não publicar fotos sensuais ou que forneçam informações importantes sobre aonde reside, escola que estuda, lugares que frequenta e outros detalhes seus e de suas famílias.

Todo cuidado é pouco, eles estão por toda a rede, são golpistas, estupradores, sequestradores e pedófilos, que vasculham pacientemente a Internet em busca de uma criança ou adolescente mal orientado e que acredita que no mundo virtual fará boas amizades com pessoas novas e interessantes.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Serra abre inscrição para programa de apoio financeiro a atletas e paratletas

Os valores variam de R$ 500 e R$ 2.000 e o programa contempla atletas e paratletas de modalidades individuais e…

8 horas atrás

Serra vai reconhecer e homenagear escolas que implementarem educação antirracista

Selo leva o nome do ativista cultural Teodorico Boa Morte, falecido no início de 2024. Crédito: divulgação. Foi lido na…

8 horas atrás

Balada K-pop com entrada gratuita promete agitar os fãs da cultura sul-coreana na Serra

A programação da Balada K-Pop inclui apresentações de dança com a equipe YunikonLand e Random Play Dance, em que os…

8 horas atrás

Anderson Freire faz show gratuito em festa de Natal na Serra

O cantor gospel Anderson Freire fará show gratuito em uma festa de Natal que na Serra. Crédito: Divulgação O cantor…

8 horas atrás

Câmara da Serra aprova doação da área do antigo Shopping do Povo para construir polo judiciário

Em 2022, uma comitiva do Tribunal de Justiça esteve com Vidigal visitando a área onde será construído o novo fórum.…

8 horas atrás

Festa de Nossa Senhora da Conceição começa na sexta na Serra com muita religiosidade

A padroeira da Serra, Nossa Senhora da Conceição, tem sua data comemorada nodia 8 de dezembro, mas a agenda religiosa,…

9 horas atrás