[secondary_title]

Alimentação é grande aliada no combate a osteoporose, afirma nutricionista

- PUBLICIDADE-
Apenas 20% das pessoas que convivem com a doença sabem do diagnóstico/ Foto: Banco de Imagens Gratuito Freepik

Neste domingo (20) é celebrado o Dia Mundial e Nacional do Combate à Osteoporose, data de conscientização a respeito da doença que acomente cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil. Tempo Novo conversou com uma nutricionista para entender quais alimentos são aliados na fortificação dos ossos.

O dado pertence a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) que estima que apenas 20% das pessoas que convivem com a doença tenham ciência do diagnóstico. A osteoporose causa mais de 200 mil mortes por ano no Brasil.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), a osteoporose é caracterizada pelo enfraquecimento progressivo da massa óssea, a osteoporose deixa os ossos ocos e, por isso, mais sujeitos a quebrarem.

Segundo a geriatra a Sesa, Regina Mesquita, a doença é mais comum em mulheres do que homens, já que está ligada à redução do hormônio feminino, o estrogênio, também encontrado em homens, porém em quantidade menor.

A nutricionista, Leticia Subtil, explica que o cálcio é fundamental para a saúde óssea e dentes. “Ele é mais requisitado durante a fase de crescimento e desenvolvimento como infância, gestação e lactação. Porém está envolvido no mecanismo de contração e relaxamento muscular e batimentos cardíacos, tem participação nos mecanismos de coagulação sanguínea, possui uma função enzimática auxiliando na digestão de gorduras e metabolismo proteico, auxilia também na transmissão nervosa”.

Alimentos ricos em cálcio

Dessa forma, segundo a especialista, o cálcio é um grande aliado no combate à osteoporose, e deve ser consumido sobretudo em alimentos ricos no mineral.

De acordo com a nutricionista, as maiores fontes, e com melhor absorção, são os laticínios bovinos. Outros alimentos apresentam concentrações elevadas de Cálcio, mas com biodisponibilidade variável: os ricos em ácidos oxálico e fítico apresentariam uma menor absorção, enquanto que os ricos em carboidratos teriam uma absorção maior.

“Por apresentarem uma biodisponibilidade do cálcio mais próxima da do leite bovino, o leite de outros animais, o de soja enriquecido e alguns vegetais, em quantidades adequadas, poderiam ser usados como alternativas a este”, explica a nutricionista.

A combinação de cálcio com vitamina D, como elucida Letícia Subtil, é especialmente importante para pessoas que não obtêm o suficiente desses nutrientes por meio da alimentação ou exposição ao sol. “No intestino, a vitamina D estimula a absorção de cálcio e fósforo. Sem vitamina D apenas 10-15% do cálcio e 60% do fósforo da dieta são absorvidos. Em quantidade suficiente a vitamina D aumenta em 30-40% a absorção do cálcio e em 80% a do fósforo”.

Itens para adicionar a lista de compras

A especialista listou uma série de alimentos que não podem ficar de fora da lista de compras de quem deseja fortificar os ossos:

  • leite (desnatado, em pó, integral ou de cabra);
  • queijos;
  • iogurtes;
  • peixes (sardinha, corvina, manjuba, salmão);
  • frutos do mar (ostras e mexilhões);
  • vegetais de folhas verde-escuras, como manjericão, brócolis, couve, espinafre, rúcula, mostarda, acelga e agrião;
  • sementes (gergelim, linhaça, chia);
  • grãos (soja, grão-de-bico, lentilha e feijão);
  • cereais (aveia, levedo de cerveja);
  • amêndoas, castanhas e nozes;
  • laranja, abacaxi, mamão, melancia e melão.

Alimentos que prejudicam a absorção de cálcio

De acordo com a nutricionista, existem vários alimentos que podem impedir ou prejudicar a absorção do cálcio no organismo, porém são alimentos que também podem trazer grandes benefícios ao organismo, sendo assim devemos manter o equilíbrio.

“O indicado é que pessoas com problemas de osteopenia, osteoporose realize um acompanhamento com um nutricionista, pois assim ele individualizará o seu plano alimentar”, alerta a especialista.

Confira abaixo a lista de alimentos que podem prejudicam a absorção de cálcio e devem ser consumidos com atenção:

  • Sal: o sódio contido no sal pode aumentar a excreção de cálcio, quando ingerido em excesso. Importante verificar a rotulagem e evitar alimentos com alto teor de sódio.
  • Cafeína: alimentos ricos em cafeína (café, chá verde) possui efeito diurético, favorecendo a eliminação de cálcio. E principalmente se for ingerido após o consumo de algum alimento fonte de cálcio, como o famoso “café com leite”, quando ingerido em grandes quantidades o café sequestra o cálcio, aumentando a diurese e sua excreção na urina.
  • Refrigerantes: rico em fósforo, o qual aumenta a liberação do paratormônio, esse por sua vez retira o cálcio dos ossos liberando na corrente sanguínea, facilitando o enfraquecimento dos ossos.
  • Gérmen de trigo, nozes, feijão, espinafre e tomate e alimentos integrais- Rico em ácido oxálico e fitatos aumentando a excreção de cálcio nas fezes, por isso devemos manter uma alimentação equilibrada.
  • Chocolate: rico em ácido oxálico e cafeína, uma combinação de substâncias que impedem a absorção de cálcio. Mas isso não significa que devemos abolir o chocolate, porém temos que escolher aqueles com maior concentração de cacau, pela quantidade de antioxidantes e teremos o equilíbrio na ingestão.
  • Manteiga: os ácidos graxos saturados de cadeia longa, no intestino são convertidos em oxalato, ligando-se a molécula de cálcio e sendo eliminado nas fezes.
  • Alimentos fontes de ferro: o ferro compete com o cálcio no canal de absorção, e por isso a sua absorção pode ser prejudicada.
  • Carnes: os excessos de proteínas prejudicam a absorção de cálcio e aumentam a sua excreção na urina.

Outubro Rosa: Saiba os direitos das mulheres com câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama, criado com o objetivo de educar e alertar sobre a...

Justiça proíbe Muribeca de espalhar fake news sobre ideologia de gênero contra Weverson

O candidato Pablo Muribeca (Republicanos) foi novamente condenado pela Justiça Eleitoral por disseminar desinformação na corrida pela Prefeitura da Serra. Desta vez, ele foi...

Moradores de Vitória buscam socorro na saúde da Serra: UPAs atenderam 8 mil pacientes da capital este ano

A Secretaria de Saúde da Serra atendeu 8.178 moradores de Vitória em suas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de janeiro a outubro deste ano,...

Homem é encontrado morto em casa de praia na Serra

Um homem, identificado como José Nilton Furtado de 56 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa de praia na tarde dessa quinta-feira (17)....

Érica Neves e Ítalo Scaramussa reúnem multidão de advogados que declaram apoio às suas candidaturas na OAB

Depois de lançamentos lotados em Viana e Colatina, a candidata a presidente da OAB-ES, Érica Neves, reuniu centenas de advogados em mais um evento...

Festa para crianças em Colina de Laranjeiras no sábado com Patrulha Canina

Neste sábado (19) a partir das 13 horas, a Praça de Colina de Laranjeiras vai se transformar em um verdadeiro parque de diversões para...

De Vitória, Pazolini vem à Serra tentar dizer em quem os serranos devem votar

Na reta final do segundo turno das eleições de 2024, o candidato a prefeito da Serra, Pablo Muribeca (Republicanos), continua buscando apoios para fortalecer...

Domingo tem festa para crianças de graça em Chácara Parreiral

Neste domingo (20), a praça da comunidade de Chácara Parreiral, na Serra, será palco de uma grande festa em homenagem ao Dia das Crianças....

Funk, karaokê e DJs agitam o Garage Pub nesta sexta-feira em Laranjeiras

Nesta sexta (18) a noite promete ser diferenciada no Garage Pub, em Laranjeiras, na Serra. O evento, traz um clima único com a mistura...
...