[secondary_title]

Alimentação é grande aliada no combate a osteoporose, afirma nutricionista

- PUBLICIDADE-
Apenas 20% das pessoas que convivem com a doença sabem do diagnóstico/ Foto: Banco de Imagens Gratuito Freepik

Neste domingo (20) é celebrado o Dia Mundial e Nacional do Combate à Osteoporose, data de conscientização a respeito da doença que acomente cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil. Tempo Novo conversou com uma nutricionista para entender quais alimentos são aliados na fortificação dos ossos.

O dado pertence a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) que estima que apenas 20% das pessoas que convivem com a doença tenham ciência do diagnóstico. A osteoporose causa mais de 200 mil mortes por ano no Brasil.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), a osteoporose é caracterizada pelo enfraquecimento progressivo da massa óssea, a osteoporose deixa os ossos ocos e, por isso, mais sujeitos a quebrarem.

Segundo a geriatra a Sesa, Regina Mesquita, a doença é mais comum em mulheres do que homens, já que está ligada à redução do hormônio feminino, o estrogênio, também encontrado em homens, porém em quantidade menor.

A nutricionista, Leticia Subtil, explica que o cálcio é fundamental para a saúde óssea e dentes. “Ele é mais requisitado durante a fase de crescimento e desenvolvimento como infância, gestação e lactação. Porém está envolvido no mecanismo de contração e relaxamento muscular e batimentos cardíacos, tem participação nos mecanismos de coagulação sanguínea, possui uma função enzimática auxiliando na digestão de gorduras e metabolismo proteico, auxilia também na transmissão nervosa”.

Alimentos ricos em cálcio

Dessa forma, segundo a especialista, o cálcio é um grande aliado no combate à osteoporose, e deve ser consumido sobretudo em alimentos ricos no mineral.

De acordo com a nutricionista, as maiores fontes, e com melhor absorção, são os laticínios bovinos. Outros alimentos apresentam concentrações elevadas de Cálcio, mas com biodisponibilidade variável: os ricos em ácidos oxálico e fítico apresentariam uma menor absorção, enquanto que os ricos em carboidratos teriam uma absorção maior.

“Por apresentarem uma biodisponibilidade do cálcio mais próxima da do leite bovino, o leite de outros animais, o de soja enriquecido e alguns vegetais, em quantidades adequadas, poderiam ser usados como alternativas a este”, explica a nutricionista.

A combinação de cálcio com vitamina D, como elucida Letícia Subtil, é especialmente importante para pessoas que não obtêm o suficiente desses nutrientes por meio da alimentação ou exposição ao sol. “No intestino, a vitamina D estimula a absorção de cálcio e fósforo. Sem vitamina D apenas 10-15% do cálcio e 60% do fósforo da dieta são absorvidos. Em quantidade suficiente a vitamina D aumenta em 30-40% a absorção do cálcio e em 80% a do fósforo”.

Itens para adicionar a lista de compras

A especialista listou uma série de alimentos que não podem ficar de fora da lista de compras de quem deseja fortificar os ossos:

  • leite (desnatado, em pó, integral ou de cabra);
  • queijos;
  • iogurtes;
  • peixes (sardinha, corvina, manjuba, salmão);
  • frutos do mar (ostras e mexilhões);
  • vegetais de folhas verde-escuras, como manjericão, brócolis, couve, espinafre, rúcula, mostarda, acelga e agrião;
  • sementes (gergelim, linhaça, chia);
  • grãos (soja, grão-de-bico, lentilha e feijão);
  • cereais (aveia, levedo de cerveja);
  • amêndoas, castanhas e nozes;
  • laranja, abacaxi, mamão, melancia e melão.

Alimentos que prejudicam a absorção de cálcio

De acordo com a nutricionista, existem vários alimentos que podem impedir ou prejudicar a absorção do cálcio no organismo, porém são alimentos que também podem trazer grandes benefícios ao organismo, sendo assim devemos manter o equilíbrio.

“O indicado é que pessoas com problemas de osteopenia, osteoporose realize um acompanhamento com um nutricionista, pois assim ele individualizará o seu plano alimentar”, alerta a especialista.

Confira abaixo a lista de alimentos que podem prejudicam a absorção de cálcio e devem ser consumidos com atenção:

  • Sal: o sódio contido no sal pode aumentar a excreção de cálcio, quando ingerido em excesso. Importante verificar a rotulagem e evitar alimentos com alto teor de sódio.
  • Cafeína: alimentos ricos em cafeína (café, chá verde) possui efeito diurético, favorecendo a eliminação de cálcio. E principalmente se for ingerido após o consumo de algum alimento fonte de cálcio, como o famoso “café com leite”, quando ingerido em grandes quantidades o café sequestra o cálcio, aumentando a diurese e sua excreção na urina.
  • Refrigerantes: rico em fósforo, o qual aumenta a liberação do paratormônio, esse por sua vez retira o cálcio dos ossos liberando na corrente sanguínea, facilitando o enfraquecimento dos ossos.
  • Gérmen de trigo, nozes, feijão, espinafre e tomate e alimentos integrais- Rico em ácido oxálico e fitatos aumentando a excreção de cálcio nas fezes, por isso devemos manter uma alimentação equilibrada.
  • Chocolate: rico em ácido oxálico e cafeína, uma combinação de substâncias que impedem a absorção de cálcio. Mas isso não significa que devemos abolir o chocolate, porém temos que escolher aqueles com maior concentração de cacau, pela quantidade de antioxidantes e teremos o equilíbrio na ingestão.
  • Manteiga: os ácidos graxos saturados de cadeia longa, no intestino são convertidos em oxalato, ligando-se a molécula de cálcio e sendo eliminado nas fezes.
  • Alimentos fontes de ferro: o ferro compete com o cálcio no canal de absorção, e por isso a sua absorção pode ser prejudicada.
  • Carnes: os excessos de proteínas prejudicam a absorção de cálcio e aumentam a sua excreção na urina.

Comunicado – 19/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 19-11-2024 - 2ª ediçãoBaixar

Os impactos da escala 6×1 na saúde mental dos trabalhadores

Por Nilson Sant'Ana Aliprandi Nos últimos anos, a escala 6x1 tem sido cada vez mais adotada em diversas empresas, especialmente em áreas como serviços e...

Vereadores eleitos da Serra destacam estabilidade política e declaram voto em Saulinho para presidente da Câmara

Se não houver desistências ou traições, o vereador Saulinho da Academia (PDT) deve ser reeleito presidente da Câmara da Serra. Até o momento, 15...

Vale abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade; se inscreva

A mineradora Vale abriu novas vagas de emprego para contratação imediata em várias cidades do país. As oportunidades contemplam uma ampla gama de cargos...

Bares da Serra preparam agenda especial para a véspera de feriado da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695. Este...

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700

O Governo do Estado anunciou abertura de um novo concurso público com 600 vagas de nível médio. O edital vai ofertar remuneração inicial de...

Dia da Consciência Negra terá programação especial nas Ruínas do Queimado, na Serra

Nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a Serra será palco de uma programação especial nas Ruínas do Queimado, local que simboliza a maior...

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona na Serra

Nesta quarta-feira (20), o Brasil celebra Dia da Consciência Negra, pela primeira vez como feriado nacional. Com isso, órgãos públicos, shoppings e comércios de...

Prêmio Equilibrista 2024 traz nova categoria e será no próximo dia 27

O Prêmio Equilibrista, promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (Ibef-ES), chega à sua 30ª edição como um dos eventos...
...