Destaque

Alimentação é grande aliada no combate a osteoporose, afirma nutricionista

Apenas 20% das pessoas que convivem com a doença sabem do diagnóstico/ Foto: Banco de Imagens Gratuito Freepik

Neste domingo (20) é celebrado o Dia Mundial e Nacional do Combate à Osteoporose, data de conscientização a respeito da doença que acomente cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil. Tempo Novo conversou com uma nutricionista para entender quais alimentos são aliados na fortificação dos ossos.

O dado pertence a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) que estima que apenas 20% das pessoas que convivem com a doença tenham ciência do diagnóstico. A osteoporose causa mais de 200 mil mortes por ano no Brasil.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), a osteoporose é caracterizada pelo enfraquecimento progressivo da massa óssea, a osteoporose deixa os ossos ocos e, por isso, mais sujeitos a quebrarem.

Segundo a geriatra a Sesa, Regina Mesquita, a doença é mais comum em mulheres do que homens, já que está ligada à redução do hormônio feminino, o estrogênio, também encontrado em homens, porém em quantidade menor.

A nutricionista, Leticia Subtil, explica que o cálcio é fundamental para a saúde óssea e dentes. “Ele é mais requisitado durante a fase de crescimento e desenvolvimento como infância, gestação e lactação. Porém está envolvido no mecanismo de contração e relaxamento muscular e batimentos cardíacos, tem participação nos mecanismos de coagulação sanguínea, possui uma função enzimática auxiliando na digestão de gorduras e metabolismo proteico, auxilia também na transmissão nervosa”.

Alimentos ricos em cálcio

Dessa forma, segundo a especialista, o cálcio é um grande aliado no combate à osteoporose, e deve ser consumido sobretudo em alimentos ricos no mineral.

De acordo com a nutricionista, as maiores fontes, e com melhor absorção, são os laticínios bovinos. Outros alimentos apresentam concentrações elevadas de Cálcio, mas com biodisponibilidade variável: os ricos em ácidos oxálico e fítico apresentariam uma menor absorção, enquanto que os ricos em carboidratos teriam uma absorção maior.

“Por apresentarem uma biodisponibilidade do cálcio mais próxima da do leite bovino, o leite de outros animais, o de soja enriquecido e alguns vegetais, em quantidades adequadas, poderiam ser usados como alternativas a este”, explica a nutricionista.

A combinação de cálcio com vitamina D, como elucida Letícia Subtil, é especialmente importante para pessoas que não obtêm o suficiente desses nutrientes por meio da alimentação ou exposição ao sol. “No intestino, a vitamina D estimula a absorção de cálcio e fósforo. Sem vitamina D apenas 10-15% do cálcio e 60% do fósforo da dieta são absorvidos. Em quantidade suficiente a vitamina D aumenta em 30-40% a absorção do cálcio e em 80% a do fósforo”.

Itens para adicionar a lista de compras

A especialista listou uma série de alimentos que não podem ficar de fora da lista de compras de quem deseja fortificar os ossos:

  • leite (desnatado, em pó, integral ou de cabra);
  • queijos;
  • iogurtes;
  • peixes (sardinha, corvina, manjuba, salmão);
  • frutos do mar (ostras e mexilhões);
  • vegetais de folhas verde-escuras, como manjericão, brócolis, couve, espinafre, rúcula, mostarda, acelga e agrião;
  • sementes (gergelim, linhaça, chia);
  • grãos (soja, grão-de-bico, lentilha e feijão);
  • cereais (aveia, levedo de cerveja);
  • amêndoas, castanhas e nozes;
  • laranja, abacaxi, mamão, melancia e melão.

Alimentos que prejudicam a absorção de cálcio

De acordo com a nutricionista, existem vários alimentos que podem impedir ou prejudicar a absorção do cálcio no organismo, porém são alimentos que também podem trazer grandes benefícios ao organismo, sendo assim devemos manter o equilíbrio.

“O indicado é que pessoas com problemas de osteopenia, osteoporose realize um acompanhamento com um nutricionista, pois assim ele individualizará o seu plano alimentar”, alerta a especialista.

Confira abaixo a lista de alimentos que podem prejudicam a absorção de cálcio e devem ser consumidos com atenção:

  • Sal: o sódio contido no sal pode aumentar a excreção de cálcio, quando ingerido em excesso. Importante verificar a rotulagem e evitar alimentos com alto teor de sódio.
  • Cafeína: alimentos ricos em cafeína (café, chá verde) possui efeito diurético, favorecendo a eliminação de cálcio. E principalmente se for ingerido após o consumo de algum alimento fonte de cálcio, como o famoso “café com leite”, quando ingerido em grandes quantidades o café sequestra o cálcio, aumentando a diurese e sua excreção na urina.
  • Refrigerantes: rico em fósforo, o qual aumenta a liberação do paratormônio, esse por sua vez retira o cálcio dos ossos liberando na corrente sanguínea, facilitando o enfraquecimento dos ossos.
  • Gérmen de trigo, nozes, feijão, espinafre e tomate e alimentos integrais- Rico em ácido oxálico e fitatos aumentando a excreção de cálcio nas fezes, por isso devemos manter uma alimentação equilibrada.
  • Chocolate: rico em ácido oxálico e cafeína, uma combinação de substâncias que impedem a absorção de cálcio. Mas isso não significa que devemos abolir o chocolate, porém temos que escolher aqueles com maior concentração de cacau, pela quantidade de antioxidantes e teremos o equilíbrio na ingestão.
  • Manteiga: os ácidos graxos saturados de cadeia longa, no intestino são convertidos em oxalato, ligando-se a molécula de cálcio e sendo eliminado nas fezes.
  • Alimentos fontes de ferro: o ferro compete com o cálcio no canal de absorção, e por isso a sua absorção pode ser prejudicada.
  • Carnes: os excessos de proteínas prejudicam a absorção de cálcio e aumentam a sua excreção na urina.

Jady Oliveira

Últimas postagens

Comunicado – 19/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 19-11-2024 - 2ª ediçãoBaixar

14 horas atrás

Os impactos da escala 6×1 na saúde mental dos trabalhadores

Sem tempo suficiente para se recuperar, muitos trabalhadores relatam dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal,l podendo gerar efeitos…

15 horas atrás

Vereadores eleitos da Serra destacam estabilidade política e declaram voto em Saulinho para presidente da Câmara

Grupo dos 16 vereadores estão fechados e deve reconduzir Saulinho a presidência. Crédito: divulgação. Se não houver desistências ou traições,…

15 horas atrás

Vale abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade; se inscreva

A Vale abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale abriu novas…

15 horas atrás

Bares da Serra preparam agenda especial para a véspera de feriado da Consciência Negra

Tem cardápio especial para os boêmios em diversos bares da Serra, destaque especial para o Bar do Mineiro, em Jacaraípe.…

16 horas atrás

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700

O Governo do Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700. Crédito: Divulgação…

17 horas atrás