Serra, 24 de novembro de 2017

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 14 de novembro de 2017 às 16:16

Alimentos diet e zero açúcar não isentam pessoas de terem diabetes


Nesta terça (14), é comemorado o dia Mundial de Combate ao Diabetes. E os especialistas fazem um alerta: optar por bebidas industrializadas diet e zero açúcar, não isenta a pessoa de desenvolver a doença, que mate 1,5 milhões de pessoas por ano, no mundo. A endocrinologista da Unimed Vitória, Rosina Erthal, é quem faz a ressalva.

“Há quem aposte nas versões zero dos produtos sob a crença de que, por não terem açúcar, não causarão prejuízos à saúde. Mas isso é um engano, pois para serem mantidas doces estas bebidas contam com aditivos que imitam o açúcar e, em grande concentração no organismo, essas substâncias acabam aumentando a fome e gerando prejuízos à saúde”, explica a especialista.

Rosina acrescenta que entre os principais vilões que contribuem para o surgimento do diabetes estão o excesso de peso, o sedentarismo, a ingestão de bebidas alcoólicas e com grande concentração de açúcar e o consumo de alimentos industrializados ou de alto conteúdo calórico. Ela destaca que a doença, apesar de muito comentada, ainda age silenciosamente. “Há quem tenha a diabetes e não sabe. Estima-se que existam cerca de 16 milhões brasileiros portadores de diabetes, mas apenas cerca de sete milhões são diagnosticados”, diz.

A diabetes é a oitava maior causa de morte no mundo – são 1,5 milhão de mortes por ano. Mas outras 2,2 milhões de mortes são relacionadas a altos níveis de açúcar no sangue. E 43% dessas mortes ocorreram antes dos 70 anos. Um estudo da Federação Internacional de Diabetes revelou que o número de diabéticos, no Brasil, aumenta 20% ao ano.




O que você acha ?

Você é a favor do estacionamento Rotativo em Laranjeiras e Serra Sede?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por