
O Espírito Santo será representado por um aluno da rede municipal da Serra na etapa nacional do Prêmio MPT (Ministério Público do Trabalho) na Escola 2023 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”.
O estudante João Victor Campos Neves, de 11 anos, da Emef Dom José Mauro Pereira Bastos, de Morada de Laranjeiras, obteve o primeiro lugar na etapa estadual na categoria Desenho, voltada para competidores de 4º e 5º anos. Ele está no 5º ano D.
O resultado foi divulgado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na última segunda-feira (9), na sede do MPT, em Vitória. Foram conhecidos os melhores do Estado. A Serra ainda teve outros cinco estudantes vencedores.
João Victor, que foi orientado pela professora Adriana Soares, vai concorrer com o trabalho “Um mundo, duas possibilidades e uma única solução: proteção e educação”. Nessa categoria, ele disputa o primeiro lugar com um estudante de Santa Catarina e outro do Ceará.
Leia também
Nesta edição, a ordem da classificação final – primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria – só será revelada durante a solenidade virtual de premiação, que será realizada no dia 5 de dezembro, às 13h30, com transmissão pelo Youtube.
O concurso premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições públicas de ensino que integram o projeto em todo o Brasil.
Outros cinco alunos da Serra se destacam no prêmio
Se destacaram ainda na etapa estadual do prêmio a Emanuelly Lick Couto, da Emef Sônia Regina Gomes Rezende Franco, de Serra Dourada I, conquistou o 1º lugar na categoria Desenho, respectivamente, no grupo 1 (de 4ª e 5ª anos) e no grupo 3 (de 8º e 9º anos).
Ainda na categoria Desenho, Fernanda da Silva Vieira, também da Emef Sônia Regina, obteve o 2° lugar. Ela disputava no grupo 2, reunindo turmas de 6º e 7º anos.
+ É de graça | Teatro, recreação e música no Dia das Crianças na Serra
Na categoria Poesia, outros dois vencedores da Serra: Arthur Duarte Gauna, da Emef Centro Jacaraípe, de Estância Monazítica, tirou o 2° lugar (grupo 1 de 4º e 5º anos) e Marcelo Artur Gonçalves Ramos Filho, da Emef Irmã Dulce, de Parque Residencial Tubarão, ficou em 3° lugar (grupo 3 de 8º e 9º anos).
Sophia Meninez dos Santos ficou em 2° lugar na categoria Conto, no grupo 1, reunindo alunos de 4º e 5º anos. Ela estuda na Emef Centro Jacaraípe.
MPT na Escola
A premiação foi dividida em três grupos: o grupo 1, que contempla alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental; o grupo 2, com estudantes de 6º e 7º anos do ensino fundamental; e o grupo 3, com a participação de alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental.
As turmas do grupo 1 ficam responsáveis por produções criativas sobre trabalho infantil; os estudantes do grupo 2 desenvolveram projetos sobre a aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes; e o grupo 3 abordou a temática da segurança e saúde nas escolas e no trabalho.