Está chegando o dia do retorno às aulas. Na próxima terça-feira (03), aproximadamente 300 mil alunos, das 506 escolas de ensino fundamental e médio da rede estadual do Espírito Santo iniciam o ano letivo.
Para Beatriz Silva, 14 anos, será uma nova fase. Esse ano, ela irá para uma nova escola, será o primeiro ano dela no ensino médio, na escola estadual Maria Olinda de Oliveira Menezes, na Serra. “Estou ansiosa para o início das aulas. São novos professores e colegas. Ainda não sei se meus pais vão comigo no primeiro dia, mas alguns dos meus colegas também estarão lá”, comenta.
O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, destaca a importância da participação da família na educação das crianças e adolescentes. “A educação é o bem maior, intangível, que um cidadão pode ter. A família e a escola precisam cuidar da educação das crianças e jovens de forma integrada e compartilhada. A educação precisa se transformar na prioridade de todos, sociedade, governo, famílias e jovens”.
Dicas importantes
No retorno às aulas nem tudo é festa. Alguns alunos podem enfrentar dificuldade em se readaptar à rotina escolar ou sentirem receio em frequentar uma nova escola. Os pais devem estar preparados para ajudar seus filhos. Confira algumas dicas que vão fazer toda a diferença e facilitar não só o primeiro dia de aula, mas todos os 202 dias que seu filho frequentará a escola em 2015.
Para manter a ansiedade em um nível saudável converse com seu filho sobre a nova escola, os novos colegas e professores. Outra dica importante é para que os pais ou responsáveis procurem acompanhar os alunos até a escola nos primeiros dias de aula. A criança se sente mais confiante quando está acompanhada. Seja presente nas reuniões escolares e atente-se ao boletim escolar. Caso não possa comparecer em todas, no site da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) você pode acessar o Boletim Eletrônico e ficar ciente das notas dos alunos