Neste mês são comemorados o Dia Nacional (26) e o Dia Internacional (30) do Surdo. Em homenagem à comunidade surda, o mês, denominado Setembro Azul, é usado para disseminar as conquistas dos deficientes auditivos.
Para os festejos, várias promoções estão sendo feitas na cidade. Uma delas é a apresentação do Coral de Libras da Escola Municipal Professora Amélia Loureiro Barroso, em Enseada de Jacaraípe, que aconteceu na escola pela manhã e tarde na última quinta-feira (24).
O coral é uma iniciativa das duas professoras de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da escola, Cláudia Braga Maia e Lucinéia Ayres.
“O coral é para estimular os não-surdos a aprenderem Libras e todos os alunos adoram, surdos ou não. E a interação entre os alunos comuns com os surdos é incrível”, conta Cláudia.
“O mês de setembro foi escolhido para eventos de conscientização em todo Brasil. A ideia do coral é aumentar a interação entre alunos e estimular o aprendizado de Libras”, diz Lucinéia.
No Coral, estão presentes 21 alunos, sendo dois surdos e um portador de Deficiência Mental e após apresentação na escola, deverá seguir para apresentações em empresas privadas da Serra e no evento “Um dia diferente”, que será promovido pela prefeitura da Serra, em 21 de novembro.
Empresas que tiverem interesse em levar a apresentação dos alunos para seus funcionários podem entrar em contato pelo 9 9970-8720.