Alunos do Ifes prometem protesto hoje em Vitória contra corte de Bolsonaro | Portal Tempo Novo

Serra, 26 de maio de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 3 de maio de 2019 às 17:15

Alunos do Ifes prometem protesto hoje em Vitória contra corte de Bolsonaro


Aula no laboratório de Mecânica do Ifes em Vitória: mais de 35 mil alunos em 22 campi espalhados pelo ES. Foto: Divulgação / Ifes

Alunos do diversos campi do Ifes no ES estão convocando, pelas redes sociais, um protesto para a noite desta sexta-feira (03) em Vitória contra a medida anunciada pelo Governo Bolsonaro de cortar 30% dos recursos dos institutos e universidades federais.

O ato está programado para às 18h e 30 em frente à sede do Ifes do ES, no bairro Jucutuquara.  Para isto foi criado um evento no Facebbok intitulado’ Ato dos estudantes contra os cortes e em defesa da educação’, que até às 16h e 30, já tinha 198 compartilhamentos, 498 interessados e 293 confirmações de comparecimento. 

Morador de Eldorado, na Serra, Rodrigo Oliveira da Silva, é um dos que irá participar. Estudante do curso técnico de Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio do Ifes no campi de Jucutuquara, Rodrigo disse que a mobilização ganhou força nas redes sociais após a declaração dada à imprensa do ES nesta sexta pelo reitor do Instituto, Jadir Pela, que que a escola e seus campi espalhados pelo Estado – incluindo o de Manguinhos, Serra – fecharão as portas em setembro por falta de dinheiro.

“Vou levar uma amiga que faz Informática integrada ao Ensino Médio no campus de Manguinhos comigo. Vi que outros estudantes do Ifes da Serra também irão. O grêmio estudantil do Ifes Vitória é que está organizando o ato, que já tem adesão de professores e outros funcionários. Alunos da Ufes também devem participar”, afirma Rodrigo.

Também nesta sexta, às 15h e 30, o Ifes emitiu informando que o bloqueio feito pelo Ministério da Educação, representa 38% do custeio da instituição. Bruto, o valor do contingenciamento é de R$ 25 milhões.

A nota acrescenta que, diante do quadro, o Ifes terá que rever o funcionamento das suas  atividades  a partir de setembro. Isso porque não terá como pagar limpeza, segurança, água, luz, insumos de aulas práticas, manutenção de equipamentos e laboratórios.

A nota acrescenta que os dirigentes da instituição irão se reunir com representantes do governo federal e também da bancada parlamentar do ES em Brasília para evitar os cortes. No ES, o Ifes atende a 35.664 alunos espalhados por 22 campi.




O que você acha ?

Você é a favor do decreto de Bolsonaro que facilitou o acesso às armas?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por