Onze estudantes do Pró-Jovem Urbano da Serra foram aprovados no concurso mais recente do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), na modalidade Proeja.
Durante 18 meses, no Pró-Jovem Urbano, eles e os demais estudantes concluíram o ensino fundamental, participaram de palestras e de debates sobre temas ligados à saúde, meio ambiente, mercado de trabalho, planejamento familiar entre outros assuntos.
Entre os dez aprovados no Ifes, estão estudantes que frequentavam os núcleos do Pró-Jovem Urbano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Carlos de Miranda, do bairro José de Anchieta, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antonio Vieira de Rezende, do bairro Central Carapina.
Confira a lista dos aprovados e o curso:
Adriana Maria F. Paneto – Segurança do Trabalho
Adriano Gomes Mota – Metalurgia
Alessandro Stefano Silva – Metalurgia
Diego Pereira Teixeira – Segurança do Trabalho
Elizangela Nunes Coutinho – Segurança do Trabalho
Graciele Vaz Pereira – Guia de Turismo
Igor Mendonça do Nascimento – Metalurgia
Jeferson da Vitória – Guia de Turismo
Jheny Rodrigues Siqueira – Segurança do Trabalho
João Paulo Santana Coelho – Metalurgia
Uardison Costa Duarte – Metalurgia
Com idades entre 18 a 29 anos, os jovens contavam com uma bolsa de incentivo mensal no valor de R$ 100 a partir de recursos do Governo Federal, além de alimentação e vale-transporte. Aqueles estudantes com filhos entre zero a oito anos tiveram ainda o direito de levar as crianças para a escola, onde era ofertado acolhimento e atividades desenvolvidas por cuidadores.
Depoimentos
“Graças a Deus, eu passei com êxito pelo Pró-Jovem Urbano e em 2017 eu vou poder fazer um curso de Segurança do Trabalho, no Ifes. O Pró-Jovem Urbano significou tudo para mim, pois antes eu não tinha meus estudos completos” – Diego Pereira Teixeira.
“Depois de ficar sete anos fora da Escola eu decidi participar do Pró-Jovem Urbano. Em um ano e seis meses eu aprendi muita coisa, inclusive a conviver melhor com os demais alunos”, afirma Jeferson da Vitória.
“Quando entrei no Pró-Jovem eu ainda não tinha concluído o ensino fundamental. Foi uma ótima oportunidade, que eu recomendo a todos. Vale muito a pena. Agradeço a toda equipe do Pró-Jovem”, conta Adriana Maria F. Paneto.
“O Pró-Jovem Urbano foi uma experiência muito rica. Pude participar das aulas e obtive muito apoio, principalmente porque era possível levar minha filha de sete anos para as aulas. E durante o curso eu engravidei e tive minha segunda filha, que também foi pra aula comigo. E agora fui aprovada no Ifes. Em nome de Jesus, 2017 será uma nova etapa”, disse Jheny Rodrigues Siqueira.
Novas matrículas no Pró-Jovem Urbano
Para o próximo ano, os interessados em participar do Pró-Jovem Urbano poderão fazer a matrícula a partir de fevereiro de 2017. Os requisitos e mais informações podem ser obtidos pelo telefone 3252-7426 (Pró-Cidadão).
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…