Categories: Notícias

Alunos e familiares vão doar cabelo para mulheres com câncer

Professora Ketiner e toda sua turma irão cortar os cabelos. Foto: Divulgação

Cerca de 50 pessoas – entre alunos, familiares e professoras – decidiram cortar o cabelo juntas nesta segunda-feira (19), às 14h, na Escola Adventista da Serra.

A ação faz parte do projeto “Doe fios de alegria” e acontecerá numa espécie de salão solidário, montado no pátio instituição.  Crianças de 5 a 10 anos vão cortar, no mínimo, 10 cm de cabelo.

No local, será montada uma estrutura de salão, personalizada e toda rosa em alusão ao Outubro Rosa. Quatro cabeleireiros estarão fazendo os cortes simples e guardando o material. As mechas serão doadas, posteriormente, à Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), em Vitória.

Na casa da aluna Annye Braun Alves de Matos, de 10 anos, a expectativa é grande. A mãe, Lucilene Braun Matos, e a irmã de 18 anos, também vão cortar o cabelo. No início a ideia levada da escola para casa pela Annye não foi bem aceita. “Fiquei com receio de deixar, mas ela me convenceu e acabou me animando também”, diz mãe.

O argumento usado pela menina foi baseado na conscientização em sala de aula, além da palestra que os alunos receberam de uma criança com câncer e sua mãe. “Ela me explicou que queria doar para as crianças que não tinham cabelo. E ainda me alertou dizendo que o dela cresceria rápido. Foi uma surpresa para mim”, comenta Lucilene.

A professora que idealizou o projeto, Ketiner Souza Andrade, disse que a ideia surgiu de uma experiência que teve com a doença na própria casa, além de conviver com uma amiga com câncer na época da escola. “ Sei bem como é para a família e amigos conviver com esse problema. O projeto veio para estimular a solidariedade nas crianças e promover conhecimento sobre o tema”, ressalta.

O projeto em sala de aula deu tão certo, que até um aluno decidiu deixar o cabelo crescer para doar. “ Mesmo sendo menino, ele não se incomodou em deixar o cabelo crescer e mostrou muito interesse em doar os fios. A receptividade deles tocou a todos os profissionais da escola e suas famílias, que abraçaram o projeto”, diz Ketiner.

Serviço

Projeto “Doe fios de Alegria” – Salão Solidário

Data: 19/10 (segunda-feira), das 14h às 18h

Local: Escola Adventista da Serra – Rua Jones dos Santos Neves, 423, Serra Sede (próximo ao UPA do bairro)

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

3 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

5 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

9 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

10 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

11 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

11 horas atrás