Categories: Notícias

Alunos e familiares vão doar cabelo para mulheres com câncer

Professora Ketiner e toda sua turma irão cortar os cabelos. Foto: Divulgação

Cerca de 50 pessoas – entre alunos, familiares e professoras – decidiram cortar o cabelo juntas nesta segunda-feira (19), às 14h, na Escola Adventista da Serra.

A ação faz parte do projeto “Doe fios de alegria” e acontecerá numa espécie de salão solidário, montado no pátio instituição.  Crianças de 5 a 10 anos vão cortar, no mínimo, 10 cm de cabelo.

No local, será montada uma estrutura de salão, personalizada e toda rosa em alusão ao Outubro Rosa. Quatro cabeleireiros estarão fazendo os cortes simples e guardando o material. As mechas serão doadas, posteriormente, à Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), em Vitória.

Na casa da aluna Annye Braun Alves de Matos, de 10 anos, a expectativa é grande. A mãe, Lucilene Braun Matos, e a irmã de 18 anos, também vão cortar o cabelo. No início a ideia levada da escola para casa pela Annye não foi bem aceita. “Fiquei com receio de deixar, mas ela me convenceu e acabou me animando também”, diz mãe.

O argumento usado pela menina foi baseado na conscientização em sala de aula, além da palestra que os alunos receberam de uma criança com câncer e sua mãe. “Ela me explicou que queria doar para as crianças que não tinham cabelo. E ainda me alertou dizendo que o dela cresceria rápido. Foi uma surpresa para mim”, comenta Lucilene.

A professora que idealizou o projeto, Ketiner Souza Andrade, disse que a ideia surgiu de uma experiência que teve com a doença na própria casa, além de conviver com uma amiga com câncer na época da escola. “ Sei bem como é para a família e amigos conviver com esse problema. O projeto veio para estimular a solidariedade nas crianças e promover conhecimento sobre o tema”, ressalta.

O projeto em sala de aula deu tão certo, que até um aluno decidiu deixar o cabelo crescer para doar. “ Mesmo sendo menino, ele não se incomodou em deixar o cabelo crescer e mostrou muito interesse em doar os fios. A receptividade deles tocou a todos os profissionais da escola e suas famílias, que abraçaram o projeto”, diz Ketiner.

Serviço

Projeto “Doe fios de Alegria” – Salão Solidário

Data: 19/10 (segunda-feira), das 14h às 18h

Local: Escola Adventista da Serra – Rua Jones dos Santos Neves, 423, Serra Sede (próximo ao UPA do bairro)

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: Após decisão do TRE, candidatos da Serra ficam fora da propaganda na TV

Apesar dos seus mais de 200 mil eleitores e da possibilidade de segundo turno, a Serra continua fora da propaganda…

7 horas atrás

Violência no trânsito da Serra registra redução de 20% no primeiro semestre de 2024

O número de acidentes com vítimas fatais continua em queda na Serra. Mesmo a cidade figurando em primeiro lugar como…

10 horas atrás

“Lordose pra Leão” lança ‘Os Ratos São Humanos’, single de seu sexto álbum

A banda Lordose Pra Leão, ícone do punk capixaba e do país, acaba de lançar o single "Os Ratos São…

12 horas atrás

Anizio expõe a fragilidade da vida e das relações em seu 1º EP que lançado nesta terça

A fragilidade da vida e das relações amorosas serviram de inspiração para as canções de “Efêmero”, 1º EP do cantor…

12 horas atrás