Por Ayanne Karoline
Aproveitando o Dia do Esportista, comemorado nesta sexta-feira (19), a Escola Adventista da Serra resolveu dar um presente inusitado aos jogadores do Serra Futebol Clube. Na verdade, uma missão: eles sairão juntos para mostrar que a força de uma equipe pode ir além dos gramados e quadras. Eles querem “golear” no combate ao Zika Vírus.
A conscientização será feita por jogadores, cerca de 20 alunos com idade entre e 8 e 9 anos da escola e uma equipe da Secretaria de Saúde da Serra. Com panfletos, eles farão uma vistoria em várias residências de Serra Sede. Cada casa visitada receberá um adesivo da campanha: #ZikaZero.
“ Os alunos vão repassar à comunidade o que aprenderam em sala de aula sobre a doença, como os cuidados, prevenção e outras informações. Eles também entregarão folhetos informativos”, explica a diretora da escola, Luciana Ritter.
Munidas com crachás, as crianças serão identificadas como “Agentes Fiscais da Zika” e poderão aprender na prática o que fazer para manter a temida doença bem longe. Para o secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin, o controle do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya é responsabilidade de toda a sociedade representada pelas famílias, pelos indivíduos, pelo poder público e pelas instituições. “Nesse contexto, as igrejas e escolas desempenham um papel fundamental na conscientização dos membros ”, afirmou.
Já o presidente do Serra Futebol Clube, Carlos Henrique Cândido, afirmou que é importante que o time esteja envolvido em ações com a comunidade. “ Sempre que possível e for solicitado estaremos dispostos a ajudar, principalmente quando o assunto é tão urgente quanto a saúde”, disse.
Ação – #ZikaZero
Data: 19/02 (sexta-feira)
Horário: 8h
Local: Comunidade de Serra Sede. Ponto de Saída: Escola Adventista da Serra – Av. Jones dos Santos Neves, 423 – Serra Sede – ES, 29176-260 (próximo ao UPA de Serra Sede)