Nesta semana, 21 alunos serranos da rede pública de ensino seguem para fazer intercâmbio em outros países. Os estudantes são os últimos dos selecionados pelo Programa de Intercâmbio Sedu 2015, do Governo do Estado, a embarcar e vão aprimorar o conhecimento na língua inglesa e espanhola durante três meses.
Dos 21 estudantes, cinco embarcaram hoje (quinta – 3) para a África do Sul; na sexta (4) dois embarcam para a Argentina, oito para o Canadá e três para os Estados Unidos; e no sábado (5) três para a Inglaterra.
Os alunos selecionados estudaram no Centro Estadual de Idiomas (Cei) do estado na Serra e o intercâmbio é a última etapa do curso para os alunos que se destacaram.
Elder de Oliveira Caetano, de 18 anos, morador de Colina da Serra, terminou o ensino médio na escola Clóvis Borges Miguel em 2015 e embarca amanhã (4). “Estou começando a ficar ansioso agora, nem estou acreditando. Vou ficar três meses na Inglaterra para aprimorar meu inglês. Fiz a prova quando estava no segundo ano e o curso acaba este ano. Já estou com as malas prontas”, conta.
A aluna Mariana de Souza Ignácio, de 17 anos, moradora de Colina de Laranjeiras, está no terceiro ano na escola Sílvio Egito Sobrinho e também embarca amanhã (4), mas vai para a Argentina. “Estou ansiosa para a viagem. Pretendo aperfeiçoar o idioma, aprender culturas diferentes e melhorar meu currículo. Depois de três meses volto para terminar o ensino médio”, conta.
Nesta última etapa do programa, embarcam para o exterior 100 alunos de todo estado para outros países. Todas as despesas serão arcadas pelo Governo do Estado.
O Programa de Intercâmbio é uma ação realizada desde 2010, que possibilita aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI) com bons resultados no curso a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma. Desde o início, 173 estudantes já participaram do programa.