Categories: Notícias

Permissão de funcionamento poderá ter validade de 3 anos

Nos últimos dois anos, o município emitiu 9.204 alvarás de funcionamento. Foto: Divulgação

Com o objetivo de reduzir a burocracia e atrair investimentos para o município, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB) encaminhou na última segunda-feira (27) o projeto de lei que amplia o prazo de vigência do alvará de funcionamento na Serra.

Ao invés de apenas um ano, o empresário da Serra terá três anos de validade no alvará de localização e funcionamento para empresas regularizadas.

A mudança estabelece regras mais claras para emissão de autorização de funcionamento para empresas e prevê a implantação do alvará online. Com a mudança, o contribuinte fará a solicitação pela internet, anexando os documentos no novo sistema, que visa desembaraçar e promover a celeridade no procedimento de emissão da licença para as empresas regularizadas no município. O sistema de alvará online será efetivado em setembro deste ano, após analise e votação da Câmara.

Nos últimos dois anos, o município da Serra emitiu 9.204 alvarás de funcionamento, uma média de 440 emissões mensais. Segundo prefeito Audifax com a implantação do alvará online o contribuinte vai fazer o requerimento pela internet, anexando a documentação necessária no sistema, sem precisar ir até a Prefeitura.

O prefeito também ressaltou que a nova legislação permitirá definir, de maneira clara, os documentos e os trâmites para a obtenção do alvará, dando às empresas maior segurança quanto aos prazos para concessão.

Outra mudança na legislação será a ampliação do prazo de validade do alvará provisório, de 90 para 180 dias, para as empresas que requereram a vistoria dos bombeiros e a consulta prévia, mas que ainda não foram atendidas.

Ainda segundo informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura da Serra a mudança da lei vai facilitar também a vida dos  Microempreendedores Individuais (MEI), que poderão emitir o documento no Centro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Ciampe). Em um único local, serão ofertados os serviços de emissão de alvará sanitário, análise de licença ambiental, solicitação de Inscrição Municipal, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para prestadores de serviços, e consulta de viabilidade. O município da Serra tem o maior número de MEIs do Estado: 21.631.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Formas de proteger suas contas de redes sociais em 2025

A cada ano, as ameaças digitais evoluem e se tornam mais sofisticadas. Se antes era suficiente ter uma senha forte,…

2 minutos atrás

Comunicados – 24/02/2025

publicidade legal - 24-02-2025Baixar

14 minutos atrás

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

16 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

20 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

20 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

24 horas atrás