Ambiental Serra/Cesan joga esgoto na drenagem, denunciam moradores | Portal Tempo Novo

Serra, 22 de Março de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 14 de dezembro de 2018 às 8:49

Ambiental Serra/Cesan joga esgoto na drenagem, denunciam moradores

Por Bruno Lyra
[email protected]

Os moradores Márcio e Marcos afirmam que esgoto coletado pela concessionária está sendo lançado na rede de drenagem sem tratamento. Foto: Bruno Lyra

A Ambiental Serra/ Cesan estaria jogando esgoto coletado e cobrado das residências de José de Anchieta na rede de drenagem pluvial. A denúncia é de moradores do bairro, que estão inconformados com a situação, uma vez que a tarifa de esgoto aumenta em 80% o valor da conta de água.

Enquanto isso, na parte baixa do bairro, o esgoto flui a céu aberto em calhas de drenagem e canais em direção aos alagados da região das turfas. Morador do bairro desde a fundação do mesmo há 39 anos, Marcos Castro, disse que a Ambiental Serra/Cesan construiu redes coletoras de esgoto e as interligou nas tubulações antigas que passam sob as ruas principais.

“Estão aproveitando uma antiga rede de drenagem que é de manilhas de concreto e fica a cinco metros e meio de profundidade, para ligar as redes novas de esgoto. Conheço essa rede antiga porque eu trabalhava na Cohab e acompanhei a construção dela no bairro. Pelo que sei essa rede não dá em nenhuma elevatória, que deveria bombear o esgoto para a estação de tratamento que fica perto de Furnas (Jardim Tropical)”, argumenta Castro.

Outro morador do bairro, Márcio Amaral, disse que já alertou a concessionária sobre o problema, mas não teve retorno. “Queremos ter o serviço que pagamos. A tarifa de esgoto custa 80% da fatura de água. Isso é um pagamento sem retorno. Estamos lutando por algo que é nosso direito”, observa.

A convite dos dois moradores, a reportagem visitou na manhã da última quarta-feira (12) vários pontos com problemas crônicos. Um deles, a ‘Garganta do Diabo’, atrás do posto de saúde, onde recentemente a Prefeitura construiu muro de contenção e calha para escoamento da água da chuva. Embora estivesse sem chuva no momento, descia uma cachoeira – de esgoto – pela calha. E nas ruas acima desse ponto, há rede coletora de esgoto.

E na baixada onde ficam os bairros José de Anchieta II e Solar de Anchieta, brotam córregos de esgoto em vários pontos, sempre fluindo em direção à turfa, que por sua vez é drenada pelo canal dos Escravos. Poluído por toda essa sujeira, o canal vai para os manguezais do Lameirão, uma área de preservação ambiental que fica entre Serra, Cariacica e Vitória. Dali, para a praia de Camburi.

Morador de José de Anchieta II, Alexandre Pinheiro, disse que as redes da Ambiental Serra/Cesan jogam direto no valão. “Eles têm que fazer o serviço direito para poder vir cobrar a taxa de esgoto das pessoas. O cano de 200 milímetros da rede da rede de esgoto da Cesan entope direto e a gente mesmo tem que resolver, porque é difícil eles virem aqui”, afirma.

Concessionária e Prefeitura dizem que denúncia não procede

Tanto a Prefeitura da Serra quanto a Ambiental Serra/Cesan negam que redes de drenagem estejam sendo usadas pela concessionária para jogar esgoto. Em nota à reportagem, a Ambiental Serra/ Cesan afirma que “toda a rede de esgoto do bairro, que está funcionando normalmente, é direcionada à ETE de Furnas, onde é tratado”.

Acrescenta que nesta região há muitos moradores que têm seus imóveis ligados à rede de drenagem, que é de água de chuva, e não à rede de esgoto. Diz também que o contrário também ocorre, e as redes de esgoto, que não são dimensionadas para receber água de chuva, podem extravasar. “A Companhia trabalha em parceria com a Prefeitura para conscientizar e notificar o morador a fazer a ligação correta à rede de esgoto e a água de chuva, para a rede de drenagem”.

A Ambiental Serra/ Cesan prometeu ainda para contratar uma empresa de topografia para fazer um recadastramento das redes do bairro.

Já a Prefeitura da Serra informou, através da assessoria de imprensa, que técnicos estiveram no local e constataram que a denúncia não procede.




O que você acha ?

Como você avalia os primeiros meses do governo Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por