Um bicho-preguiça foi salvo no início da tarde deste domingo (15) por ambientalistas da Serra. O caso aconteceu no trecho da BR-101 que corta a Reserva de Sooretama e foi atendido por profissionais do Instituto de Meio Ambiente Fiscalização e Assistência (Imafa) e do Instituto Brasileiro da Ecologia e Meio Ambiente (Ibema).
O animal que saiu da mata e tentava atravessar a rodovia, por pouco, não foi atropelado pelos caminhões que circulavam na BR-101. Na verdade, podemos caracterizar o ocorrido como muita sorte, já que equipes dos institutos passavam pelo local no mesmo instante que o bicho.
Quem conta como tudo aconteceu é o delegado ambiental do Ibema, Carlos Magno. “Nós passamos a cada 15 dias pela Reserva de Sooretama e sempre vemos travessia de animais por ali; isso é comum. Ou eles estão indo atrás de comida ou fugindo de alguma presa. O problema é que acabam sendo surpreendidos pelos caminhões e muitos são atropelados. Mas para a felicidade dessa preguiça, nós estávamos passando na hora”, contou.
Ainda de acordo com o delegado, estavam ele e uma equipe do Imafa. “Assim que vimos o que estava acontecendo, ajudamos a parar o trânsito e auxiliamos o animal para acabar a travessia, pois, com certeza, ele iria ser atropelado ali”, disse.
Também participou da ação um professor de Filosofia, identificado como Alexandre. O animal, assim como mostra o vídeo abaixo, foi introduzido novamente na natureza, ficando assim livre de perigos e salvo.
Sobre o animal
O bicho-preguiça é um animal que apresenta, como uma de suas principais características, lentos movimentos, o que é lembrado até mesmo pelo seu nome. Também apresenta longas garras que o auxiliam a subir nas árvores, onde eles passam praticamente todo o tempo.
Veja vídeo: