O camelódromo de Laranjeiras, alternativa criada para retirar os ambulantes das ruas do bairro, está vazio e fechado. Após os vendedores ambulantes saírem do espaço e voltarem a atuar nas ruas do bairro, a Prefeitura da Serra desistiu de utilizar o espaço construído especificamente para os camelôs.
No galpão onde funcionava o camelódromo desde o final de 2017, existem 34 baias. Elas foram ocupadas após sorteio, pois não havia espaço para todos os interessados e a disputa era grande. Mas à medida que instalaram suas barracas nas baias, os ambulantes foram percebendo que era inviável trabalhar no local, que fica na rua Coelho Neto ao lado da Sede da Associação de Moradores do bairro.
É o caso da ambulante, Dayane Silva, ela foi uma das sorteadas para ocupar o espaço, mas desistiu pouco tempo depois. “Não tem movimentação naquele local e as vendas são muito difíceis. Entre ficar no camelódromo ou voltar para as ruas eu preferi voltar a vender nas ruas mesmo com o risco de perder a mercadoria. Pelo menos conseguimos vender alguma coisa”, explica.
Ambulantes continuam proibidos nas ruas do bairro
Apesar de ter desistido de utilizar o Camelódromo, a Prefeitura da Serra afirma que a proibição dos vendedores nas ruas do bairro continua e são realizadas ações de fiscalização rotineiras. Mas, a Avenida Central do bairro, atualmente, está cheia de camelôs espalhados pelas calçadas.
Em nota, a Prefeitura confirmou que não houve interesse por parte dos ambulantes em permanecerem no espaço. Por isso, a prefeitura está estudando uma nova forma de utilização para o espaço.