A Serra é uma das poucos cidades que conseguiu preservar remanescentes da mata Atlântica dentro da malha urbana; por um lado é bom, já que as áreas verdes melhorar o clima é trazem a beleza da natureza para perto da ‘selva de pedra’; entretanto, eventualmente, alguns impactos, especialmente contra a fauna são observados.
Entre eles está o atropelamento de animais; tragédia lamentavelmente muito comum na Serra. Nesta sexta-feira (29) um cachorro do mato foi a vítima desse entroncamento entre urbanidade e natureza.
O atropelamento vitimou fatalmente o animal no mesmo momento; ocorreu na parte da manhã, na Rodovia ES-010, entre Nova Almeida e Capuba.
O cachorro-do-mato, é um mamífero da família dos canídeos que ocorre em grande parte da América do Sul, incluindo todos os biomas brasileiros. Possuem uma coloração variável entre cinza e castanho, usualmente com tons de amarelo, e a cauda possui pelos longos tendendo a uma coloração preta.
Infelizmente, o cachorro do mato de orelhas curtas está ameaçado de extinção. Isso porque ele necessita de áreas de floresta contínua superiores a 10 mil hectares para viver. Com o desmatamento, ele não sobrevive em outras regiões. Por isso, a espécie está catalogada pelo IBAMA como ameaçada de extinção.