Os bichos estão à solta no bairro Costa Bela, na Serra. Neste domingo (14), um macaco da espécie Bugio foi flagrado se exibindo aos moradores da comunidade – que recebe a visita ilustre de animais silvestres constantemente. O flagra foi enviado ao Pronto, Flagrei pela líder comunitária Daniele Curty.
De acordo com a presidente da Associação de Moradores de Costa Bela, o Bugio estava na mata, próximo a residências, se alimentando em árvores. “Aqui é o habitat natural deles; aparecem muito para gente. Eles têm um rugido alto que assusta, na maioria das vezes, mas os moradores são sempre instruídos para deixarem eles à vontade”, disse.
O Bugio é um primata de maior porte que, muitas vezes, pode chegar até a 10 quilos. Infelizmente, o animal está ameaçado de extinção. Os motivos do triste dado são a destruição de seu habitat, caça e também pela epidemia de febre amarela que ocorreu entre 2016 e 2018.
Em Costa Bela, felizmente, a presença do bicho voltou a ser constante. Vira e meche, os moradores fazem fotos e vídeos dos animais se exibindo.
Ao Pronto, Flagrei, o biólogo Cláudio Santiago explicou que o Bugio é um animal arredio e, portanto, deve-se evitar contato direto com ele.
“Não devemos oferecer alimentos a esses animais. Nossas comidas são muito temperadas e são toxicas demais para eles. O Bugio é um animal arredio e o melhor é contemplá-los de longe mesmo. Se for necessário resgate, o morador precisa acionar os responsáveis, que são treinados para isso”, disse.
Além do Bugio, os Bichos estão à solta em Costa Bela na Serra
Ainda de acordo com a líder comunitária do bairro, Daniele Curty, a presença de animais silvestres é constante no bairro. “Nós temos muitos animais silvestres por aqui; nossa comunidade está sendo instruída a sempre conviver de bem com os bichos, pois, aqui é o habitat natural deles”, disse.
Daniele ainda explicou que os moradores receberam, neste fim de semana, treinamento com especialistas de como realizar o manejo de animais silvestres em situações que forem necessárias. “O treinamento foi muito bom, muitos moradores participaram e esperamos que isso ajude ainda mais a comunidade”, explicou.