Um americano que veio passar férias na Serra ficou encantando com as belezas naturais do Mestre Álvaro. Jacob Watson veio visitar a cidade ao lado da esposa, que tem familiares em Laranjeiras.
Aventureiro, o casal que já fez trilhas em diversos locais do mundo ficou apaixonado pela imponência do monte e por um morador que tem uma casa no Mestre Álvaro, o Seu Bino.
Juliana Reblin conta que eles moram no Texas e que Jacob nasceu no Oregon. “Eu já havia subido o Mestre Álvaro há alguns anos, mostrei umas fotos ao meu marido e ele teve muita vontade de subir também, pois já fez trilhas em muitos países diferentes e gosta da atividade”, destaca.
Reblin disse que Jacob achou a experiência incrível. “O Edson Reis e o Thiago Dal Col haviam falado sobre o Sr. Bino e a forma de vida simples de vida e em total contato com a natureza que ele tem. Daí quisemos conhecer. A família do meu marido é bastante ativa, gosta de esportes ao ar livre como treking, escalada e estar em contato com a natureza. O seu Bino foi extraordinário mostrando tudo como uma pessoa que realmente conhece o local, foi muito agradável, solícito e simpático. Nas palavras do meu marido: Seu Bino é provavelmente uma das pessoas que ele conheceu que vive a vida mais saudável e livre de estresse no mundo”.
Na lista de países onde o casal já se aventurou está Itália (região de Dolomites principalmente), Áustria, Alemanha, Eslovênia, Croácia, França, República Tcheca, Hungria, Tailândia, Coreia do Sul e Estado Unidos. “O plano agora é trazer minha sogra com o marido, cunhado e mais pessoas da família para conhecer o Mestre Álvaro, a minha sogra e o marido vão amar conhecer o estilo de vida do Seu Bino. De preferência para acampar lá, com mais tempo. Tomara que possamos fazer isso no próximo ano. O Seu Bino pegou umas bananas do pé na hora, nos ofereceu café também, o que nos chamou bastante atenção. Mas meu marido não levou nada para deixar como lembrança para ele, então ele deu a camisa que estava vestindo como agradecimento”.
Juliana tem 33 anos e Jacob, 37. Eles não chegaram a ir ao topo da montanha, mas fazem planos para voltar o mais breve possível. “A intenção é explorar áreas, inclusive as partes onde as pessoas não vão muito. Partes que não estão incluídas na trilha ‘original’, digamos assim. E passar uns dias na montanha, de preferência. Tipo viver uns dias de coisas naturais, dos frutos que a terra proporciona: água, alimentação. Uma experiência de troca com a natureza! Jacob sempre fala se você cuidar da natureza, a natureza vai cuidar de você”.
Seu Bino, para quem não conhece, vive no Mestre Álvaro há onze anos, ao lado de Serra Sede, a 400 metros de altitude. É um senhor de 65 anos que mora na montanha, sem energia. “Ele toma banho numa nascente, vive sozinho e desce uma vez por mês para comprar mantimentos na cidade”, conta Edson Reis.
Confira alguns cliques do fotógrafo Edson Reis: