Por Thiago Albuquerque
Foi criada no início de fevereiro a primeira ong registrada da Serra voltada a proteção do Mestre Álvaro. A Associação Ambientalista Amigos do Mestre Álvaro nasceu de um antigo sonho de alguns amigos que subiam com frequência no monte para apreciar sua beleza.
A ong foi formada por um grupo de amigos que tem como único objetivo e paixão proteger o que resta da natureza no monte. Exemplo disso é uma ação que aconteceu em maio de 2016 que durou 21 dias. Na ocasião, aconteceu um incêndio provocado por descarga atmosférica, e os amigos se juntaram para combater o fogo.
O nome Amigos do Mestre Álvaro surgiu devido à história do grupo e, sobretudo, em homenagem a montanha, por sua importância ecológica, paisagística, histórica e cultural para a Serra e para o Espírito Santo.
O objetivo da ong é a preservação, defesa e conservação da Área de Proteção Ambiental (Apa), coibindo ações depredatórias. “Queremos primeiro tornar esta Apa uma referência de práticas de conservação, proteção e sustentabilidade aplicável em outras reservas ambientais de nossa cidade e demais localidades. O maior desafio é estancar a degradação provocada pelo ser humano. Conseguindo isso, pretendemos promover por iniciativa própria e em parcerias, formas de conscientização, através de atividades de educação ambiental para a população”, detalha Junior Nass, um dos articuladores da entidade.
Júnior destaca que além da preservação, a entidade também vai ajudar no fomento do turismo de base comunitária, em especial o ecoturismo e o turismo de observação, atuando nas escolas, demais entidades existentes nas comunidades e empresas instaladas no entorno.
O grupo conta com uma diretoria composta por 11 membros efetivos e um total de 12 sócio fundadores. Entre eles, profissionais de diversas áreas de atuação como biólogos, estudantes de biologia, turismólogos, fotógrafos, profissionais liberais, técnicos do meio ambiente, informática, entre outros.
Participam da ong Bismarck Jardineiro, Nilson Aliprandi, AloilAnchesqui, Tio Lu, Junior Nass, Jean Robert, Ivan Demetrius, Márcio Azevedo, Heber de Paula, Tales Souza, Rafael Apelfeler e Filipe Ramos.