Esta semana, especulações que circularam na Serra deram conta de que o prefeito Audifax Barcelos (Rede) esteve com o governador Renato Casagrande (PSB) a portas fechadas. O assunto seria um calendário de obras para o município, e pessoas do meio político apostam numa aproximação pessoal entre ambos. Inclusive, na última quarta (20), havia a informação de que Casagrande e Audifax viajariam juntos para Brasília. O objetivo seria tratar sobre o início das obras do Contorno do Mestre Álvaro. Quanto à viagem, a informação foi negada pela assessoria do prefeito.
Receita do afeto
Essa aproximação se deu após a resolução do embate envolvendo os convênios. O Governo do Estado convenceu a Prefeitura da Serra a devolver os R$ 14 milhões que já tinham sido repassados pelo ex-governador Paulo Hartung (sem partido). A condição foi que o Estado dê celeridade aos processos de análise e repactuação dos convênios.
Teste de fidelidade
Apesar da aproximação entre eles, nas próximas semanas o meio político aguarda para ver como serão as negociações para a eleição da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). Casagrande quer rifar o atual presidente, Guerino Zanon (MDB). Uma ala forte do PSB – que inclui políticos como Paulo Folleto, Bruno Lamas e Freitas -, defende o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, do PSB. Já Audifax tem mais proximidade com Gilson Daniel (Pode), de Viana. Vamos esperar para ver!
Mesa mais farta
Esta semana, a Câmara da Serra reajustou em 5,51 % o valor do auxílio-alimentação. A partir de agora, a Casa pagará a cada servidor, R$ 663,05 por mês. Vereadores não são contemplados com o benefício.
A magia da habilidade
O deputado Vandinho Leite (PSDB) é reconhecido pela sua habilidade política de transformar “pequenas” oportunidades em grandes. E nesse início de mandato ele não está deixando a desejar. Vandinho é da Comissão de Defesa do Consumidor, que historicamente nunca se transformou numa vitrine política. Entretanto, ele já deu um jeito nisso: convocou a EDP Escelsa para uma audiência pública que promete apertar a empresa contra “preços abusivos” na conta de energia.
Cutucando a onça…
Além disso, Vandinho está presidindo a Comissão de Educação. Esta semana, ele fez duras críticas ao governo de Casagrande. Segundo o deputado, as escolas estaduais estão “90% irregulares”. Ele denuncia que faltam até extintores, e lembrou a tragédia no CT do Flamengo, onde 10 jovens morreram após um incêndio. Vandinho já deu sinais de como deve ser sua relação com o Governo do Estado.
Folia magra e realeza nua
O ano é novo, mas a história se repete. Escolas de samba e blocos de carnaval na Serra estão “sangrando” novamente à espera de uma “ajuda” do município. Até a quinta-feira (21), a prefeitura não tinha repassado nenhum valor para as agremiações que representam o município no Sambão do Povo, em Vitória. Os desfiles das escolas serranas acontecem nesta sexta (22), sendo que a apresentação de uma delas estava prevista para a quinta (21). A Serra também cortou ajuda com trio para os blocos. A Família Real sequer foi anunciada pelo município. Rei Momo, Rainha e Princesas estão sem roupa.