Não só os moradores de rua que sofrem com o frio. Os animais que vivem abandonados em vias públicas também sentem a estação mais fria do ano.
Na Serra, em 2015 dados da Prefeitura da Serra, davam conta de que menos 13 mil cachorros viviam nas ruas da Serra. Para amenizar o sofrimento desses animais, algumas pessoas usam a criatividade.
Edmaura Fonseca dá algumas dicas para quem quiser ajudar os peludinhos abandonados. “Costumo colocar caixas de papelão com algum peso dentro para não voar, forro com plástico e deixo para eles se abrigarem. Se tiver alguma marquise, dá pra colocar papelão para eles dormirem encima ou sacos de ração vazios, lonas, pedaços de panos. Tudo vale para tentar mantê-los um pouco aquecido”.
Ela conta que em frente a sua casa improvisou um abrigo com um pedaço de madeira velho e cobriu com lona. “Um espaço pequeno e tinham 9 cães encolhidos dentro tentando se proteger da chuva e do frio. É de cortar o coração”, destaca Edmaura que ressalta ainda a importância de deixar sempre ração e água fresca.
Fernanda Crema diz que até colocou uma caixinha de transporte embaixo da janela de seu apartamento para os gatos de rua. “Colocamos dois que ficam no meu condomínio para dormir dentro de casa. Para os outros, pois não temos espaço para todos, colocamos a caixa de transporte e cobriu com madeira e papelão. Mas eles também se abrigam embaixo dos trailers, embaixo das cadeiras de plásticos da região”.
Raquel Crespo também se importa. Ela diz que vai fazer um banco em frente de sua casa com uma guarita para o gato que alimenta na rua. “Uma amiga minha coloca camisa nos cães de rua para ajudar a aquecer. Eu também procuro alimentar com patê os gatos de rua, por ser uma comida mais gorduros, acaba ajudando a aquecê-los”.