O Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff) relatou na manhã da última quinta-feira (6) o encontro de uma toninha, animal semelhante ao boto-cor-de-rosa, encalhada na Praia de Jacaraípe, Serra.
O animal da espécie Pontoporia blainvillei é o parente mais próximo das toninhas é o boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis), que vive nos rios da Amazônia. “Faz parte de uma linhagem muito antiga, surgida bem antes da maioria dos golfinhos. A toninha vive em nossos mares há cerca de um milhão de anos e atualmente está à beira da extinção devido a pressão exercida por atividade humanas, tanto no ambiente marinho como na zona costeira”, explica o instituto.
Conforme aponta o instituto, as toninhas são encontradas apenas no leste da América do Sul, no Oceano Atlântico. “Se distribuem em águas costeiras e rasas entre o Espírito Santo, no Brasil, e o Golfo San Matias, na Argentina, chegando a profundidades de até 50 metros”.
Procurada pela equipe de reportagem Tempo Novo, o Instituto Orca enviará nota a respeito do caso. A matéria será atualizada.
Com esse, já é o terceiro caso de encalhe de botos nas praias da Serra. No dia 19 de maio, uma fêmea da espécie Sotalia guianensis foi encontrada na praia de Nova Almeida.
De acordo com o Instituto Orca, a equipe de monitoramento ao chegar no local, constatou o óbito. O animal apresentava marcas de emalhe e foi restada pela Ambipar, sendo levado para a base do instituto onde foi realizada a necropsia.
No dia anterior, 18 de maio, uma carcaça de um Boto-cinza que morreu em decorrência de emalhe em rede de pesca artesanal, foi encontrada na Praia de Jacaraípe.
Em caso de encontro de animal marinho encalhado, o Instituto Orca orienta que acione o PMP-BC/ES pelo telefone 0800-039-5005.
Reunião que definiu os rumos da disputa comunitária no bairro. Crédito: Marlon Marques As eleições comunitárias do bairro Planalto Serrano…
Agora, em 2025, o Grupo Prime assume as operações das marcas Jaecoo e Omoda no Estado e a nova concessionária…
A noite no Tchau e Bença, na Serra, contará com apresentações de Frazão, Andin (foto) e DJ Bruninho. Crédito: Divulgação…
Em 2024, a Serra inaugurou a maior obra já construída com recursos próprios: R$ 123 milhões investidos em uma das…
No sábado (19), a derruba do mastro acontece em Manguinhos e Nova Almeida; já no domingo (20), a tradição segue…