O balneário de Nova Almeida vai estar em festa durante todo o mês de janeiro. A localidade mais antiga da Serra e uma das mais velhas do Brasil e das Américas festeja seu aniversário de 463 anos nesta segunda (6). A agenda é marcada pela tradicional Folia de Reis e ainda as homenagens aos padroeiros São Sebastião e São Benedito que contam inicialmente com a cortada do mastro hoje e posteriormente a puxada e fincada do mastro dos santos, além de missas e shows musicais.
A cortada do mastro de São Benedito e São Sebastião, está marcada para às 18 horas, na praça da Reis Magos nesta segunda (6). Participam do cortejo a Banda de Congo São Benedito e São Sebastião de Nova Almeida.
Às 18h50, tem reza do terço, seguida de missa com Frei Iduíno e apresentação da Folia de Reis de Nova Almeida, às 19h30. A noite tem show com grupo Sem Limites, às 20h e Diego Santana, às 21h30. A festa terá barracas com comidas e bebidas.
A Folia de Reis acontece na capela da igreja e depois sai em trajeto até o palco, onde em seguida será cantado um parabéns coletivo em alusão ao aniversário de Nova Almeida. A Folia de Reis de Nova Almeida acontece há 26 anos na comunidade e conta com 22 participantes.
Todos os shows acontecem no palco montado na praça da Igreja Reis Magos. E os festejos não terminam por aí: no final do mês a homenagem é para São Sebastião e nesta data acontece a tradicional puxada e a fincada do mastro, além de shows.
Conheça a história
Nova Almeida completa 463 anos de fundação. O pontapé foi dado pelos padres jesuítas com a construção de uma capela coberta de palhas, em 6 de janeiro de 1557, para a catequização de índios. Na época, o local foi chamado de Aldeamento de Reis Magos. São remanescentes dessa época a Igreja e Residência de Reis Magos, monumento de reconhecido valor histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Igreja dos Reis Magos restaurada
A Igreja e Residência dos Reis Magos, em Nova Almeida, reabriu as portas para visitação, dede o último dia 02 de dezembro, depois de dez meses fechada desde o início do trabalho de restauro. O investimento foi de aproximadamente R$ 720 mil.
Foram restaurados da estrutura do telhado ao beiral do monumento. O revestimento interno e externo ganhou um retoque de argamassa histórica, além de reforço na pintura a base de cal. Durante as obras, o sistema elétrico e os equipamentos hidráulicos também foram substituídos e as esquadrias, pisos, forros e elementos artísticos, conservados. O projeto, executado pelo Iphan-ES, teve contrapartida da Prefeitura Municipal da Serra (ES), com a restauração dos sinos da igreja.
O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…
A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…
A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…
Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…
A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…
As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…