Categories: Economia

Ano começa com mais turistas nos hotéis e pousadas da Serra, aponta setor

Praia do Barrote, Jacaraípe, lotada no último dia 29 de dezembro. Foto: Divulgação leitor/Tiago Carreiro

A movimentação de turistas no litoral da Serra está maior este ano. É o que apontam empresários, funcionários do setor de hotelaria, empreendedores que alugam casas para veraneio e também a secretaria de Turismo da Prefeitura.

Da pousada Pomar de Manguinhos, Felipe Ariel disse na última segunda-feira (30) que as reservas para o Reveillón já estavam esgotadas. Para janeiro, havia quartos disponíveis em poucas datas. “Está sendo bem melhor que os anos anteriores. Boa parte do nosso público é de mineiros e paulistas, mas recebemos gente de estados do Nordeste, Mato Grosso e, de vez em quando estrangeiros. Esse mês quatro norte americanos se hospedaram aqui. Mas tem hóspedes capixabas também, vêm de Linhares, Vitória, Vila Velha”, enumera.

Felipe acrescenta que a alta temporada, para a pousada, se estende de novembro à Semana Santa.

No Inter Hotel, um dos mais tradicionais de Jacaraípe, a movimentação de turistas aumentou em relação ao ano passado.  Mas uma realidade não mudou: empresas seguem alugando o espaço para funcionários que estão prestando serviço na região, fato que se tornou corriqueiro nos hotéis e pousadas do balneário a partir da década de 2000, quando a ampliação das plantas industriais da Vale e ArcelorMittal Tubarão demandou milhares de trabalhadores temporários em terceirizadas.

“Na virada do ano tivemos ocupação de 80% dos leitos com turistas. Foi melhor que nos anos anteriores. Mas agora em janeiro voltamos a ter funcionários de empresas, aí a ocupação fica metade turistas, metade trabalhadores dessas firmas. Esperamos que no Carnaval os turistas voltem a aparecer em peso. Mas o que segura o nosso negócio ao longo do ano é a locação dos quartos para empresas”, pontua a recepcionista Elizabete Gomes.

Também de Jacaraípe, a pousada Castelo do Mar é outra onde a presença de turistas aumentou neste verão. “Tivemos ocupação total no Reveillón e há poucas vagas em janeiro. Para o Carnaval as reservas também estão esgotadas. Cerca de 90% dos turistas que hospedamos vem de Minas Gerais. Capixabas de outras cidades, representam 8%. O restante vem de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outros estados”, detalha a proprietária Cirley Pereira Barros.

Mas assim como o Inter Hotel, a pousada também abriga funcionários de empresas que vêm prestar serviço a outros empreendimentos na Serra e entorno. Segundo Cirley, essa movimentação ajuda a manter a pousada em períodos de baixa temporada.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Alessandre Motta, já houve aumento de 30% no número de hóspedes em hotéis, pousadas e albergues neste verão em relação ao do ano passado. Alessandre estima que e cidade deva receber 250 mil turistas neste verão. Destes, entre 120 e 130 mil ficarão na rede de hospedagem ou nas casas alugadas para veraneio. O restante será de moradores de municípios vizinhos que vêm às praias da Serra passar o dia, o chamado turismo ‘bate e volta’.

Aluguel de casas para veraneio também aumenta

Não só as pousadas e hotéis ganham com o turismo nas praias. O aluguel de casas para veraneio, também movimenta a economia.

“Esse ano a procura tem sido muito grande, mas o cliente tem pechinchado e tive que descer o valor. Principalmente porque muita gente tem alugado casas, então a oferta aumentou”, conta o empresário Pablo Bressiane Pinto, que possui dois imóveis para veraneio em Manguinhos.

Pablo destaca que aluga em pacotes de cinco dias para os feriados ou através de diárias fora dessas datas. Ele acrescenta que tem clientes de outros estados, mas também da Grande Vitória e até mesmo de moradores de outros bairros da Serra que desejam curtir uma praia.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

13 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

13 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

13 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

15 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

15 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

15 horas atrás