smobile
[secondary_title]

Ano letivo da Serra começa com oito novas escolas, modernização de salas de aula e mais professores

- PUBLICIDADE-
Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra

Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e as famílias e convocação de 450 professores concursados para fortalecer a maior rede municipal do Espírito Santo. A Prefeitura da Serra dá as boas-vindas aos estudantes na próxima quarta-feira (5), e anuncia novidades para o ano letivo de 2025.

O início do calendário escolar inclui uma conquista para os moradores do bairro Residencial Jacaraípe: até o fim deste mês, está prevista a inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Residencial Jacaraípe, já pronta para receber centenas de estudantes nos dois turnos, manhã e tarde.

Com infraestrutura completa, a escola tem 12 salas de aula climatizadas com ventiladores e ar condicionado, cozinha industrial, secretaria, direção, coordenação, sala dos professores, sala de informática, biblioteca, auditório, laboratório, sanitários com acessibilidade, almoxarifado, refeitório, quadra de esportes coberta, estacionamento, paisagismo e calçada cidadã.

Além da Escola Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Residencial Jacaraípe, a Prefeitura irá inaugurar mais sete novas unidades de Ensino, sendo quatro Centros Municipais de Ensino Fundamental (CMEIs) e três Emefs, até o fim do ano. Outras duas unidades, o CMEI Ourimar e a Emef Vista do Mestre, estão em fase de elaboração de projeto, com recursos já captados.

As novas escolas visam atender à crescente demanda por vagas em creches e no ensino fundamental. Além disso, reformas em 16 unidades existentes ampliaram o número de salas climatizadas com ar-condicionado, de laboratórios para o desenvolvimento de projetos em robótica e outras áreas da ciência, bem como a modernização de equipamentos pedagógicos para os professores da rede municipal. Outras três escolas estão passando por reformas e serão entregues neste ano.

O investimento na educação da cidade reflete o compromisso das gestões atual e anterior com a formação pessoal, social e cultural das crianças e adolescentes da Serra, defende o prefeito da Serra, Weverson Meireles.

“Assumimos o compromisso de dar continuidade à transformação da educação na Serra. Com a contratação de professores efetivos, a inauguração de novas escolas, inclusive em tempo integral, e a ampliação da estrutura das unidades existentes, estamos certos de que nossos estudantes terão a preparação necessária para construir um futuro promissor. É a missão da nossa gestão.”

A ampliação da qualidade da educação municipal segue como prioridade para os próximos anos. Segundo a secretária municipal de Educação, Mayara Candido, os investimentos serão direcionados a áreas estratégicas, o que se refletirá em melhores índices educacionais para a Serra.

“Queremos oportunizar uma educação de qualidade para os nossos estudantes. Para isso, priorizaremos a valorização dos profissionais da educação, a modernização das escolas, a formação continuada dos professores e o fortalecimento do ensino em tempo integral. Nosso compromisso é garantir que os alunos tenham condições adequadas para o pleno desenvolvimento.”

Entre as ações voltadas ao aprimoramento dos índices educacionais da rede municipal estão o alinhamento curricular, o investimento na formação de gestores escolares e pedagogos com foco na gestão pedagógica, além da implementação de ações de monitoramento e avaliações periódicas da aprendizagem.

Para atender às demandas pedagógicas da rede e incentivar a leitura e o acesso à cultura, haverá um reforço na equipe das bibliotecas escolares com a contratação de estagiários, um processo que já está em andamento. Em 2024, a Prefeitura investiu na estrutura das bibliotecas, e, atualmente, há quatro unidades de referência na cidade.

No bairro de Eldorado, o Governo do Estado fez a entrega das obras de reforma e de ampliação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mestre Álvaro, nesta terça-feira (4). A ampliação da unidade escolar alia-se ao trabalho da rede municipal de proporcionar à população do município acesso a escolas mais modernas, que proporcionam mais bem-estar e oportunidades de aprendizado aos estudantes.

Novas contratações

Cerca de 450 professores aprovados no concurso público para a rede municipal de ensino, realizado em 2024, já foram convocados pela prefeitura. A efetivação dos concursados demonstra a valorização profissional dos educadores e o compromisso com a qualidade do ensino.

Para atender às necessidades pedagógicas da rede municipal e de incentivar a leitura e o acesso à cultura, haverá reforço de mão-de-obra nas bibliotecas escolares, com a contratação de estagiários, que já está em andamento. Em 2024, houve investimento na estrutura das bibliotecas, e, atualmente, há quatro unidades polo e de referência.

Primeiras semanas de aulas

As escolas municipais abrirão suas portas para os mais de 65 mil estudantes da Serra, incluindo crianças, adolescentes e adultos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O planejamento do calendário escolar para as primeiras semanas privilegia ações culturais, esportivas, educativas e de saúde.

A entrega dos kits escolares e dos uniformes seguirá um cronograma a ser divulgado em breve. Todos os estudantes receberão os materiais e uniformes de forma rápida e eficiente, garantindo o bom andamento das atividades escolares.

Os kits incluirão materiais essenciais, como cadernos personalizados, agendas, giz de cera, réguas, canetas esferográficas e hidrográficas, borrachas, apontadores, lápis de cor, entre outros itens indispensáveis para o aprendizado.

Na gestão anterior, segundo a Prefeitura, o município cumpriu uma das principais metas do Plano Nacional de Educação (PNE): universalizar o atendimento a crianças de 4 e 5 anos, garantindo a matrícula na pré-escola.

Vacinação sem agendamento em shopping da Serra segue até sexta

A população da Serra poderá se vacinar sem agendamento prévio até esta sexta-feira (23), no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. A vacinação é...

Serra vai aumentar salário dos professores e pagar retroativo do piso

A Prefeitura da Serra confirmou, nesta terça-feira (20), que vai reajustar o salário dos professores da rede municipal, adequando-se ao novo piso nacional do...

Morada de Laranjeiras celebra 28 anos com shows gratuitos, gastronomia e muita diversão

A partir desta sexta-feira (23), o bairro Morada de Laranjeiras, na Serra, comemora seus 28 anos com uma programação especial. Serão três dias de...

Caminhada diária de 7 mil passos ajuda a prevenir 13 tipos de câncer, revela estudo

O câncer é uma das doenças mais comuns e também mais graves, mas evidências científicas mostram, cada vez mais, que hábitos simples do dia...

Servidor morre em acidente grave de moto na Serra

Um servidor da Secretaria de Estado da Justiça, de 46 anos, identificado como Anderson da Silva Rocha, perdeu a vida após colidir contra um...

Prazo para evitar cancelamento do título de eleitor termina hoje

Termina nesta segunda-feira (19) o prazo para que mais de 5 milhões de eleitores faltosos regularizem a situação com a Justiça Eleitoral (JE). A medida vale...

Porto de Praia Mole vai exportar petróleo e Serra será beneficiada com 30% dos royalties

Com o crescimento acelerado da produção e exportação de petróleo no Brasil, cresce também a necessidade de ampliar a infraestrutura logística para dar vazão...

Motociclista é arremessado sobre carro após ser fechado por van na Serra

Um motociclista foi arremessado sobre outro veículo após ser fechado por uma van na Avenida Lourival Nunes, em Jardim Limoeiro, na Serra. O acidente...

Sábado tem reunião na Serra para atualizar cadastro de iniciativas culturais capixabas

Neste sábado (24/05), às 9h, a sede da Associação de Bandas de Congo da Serra receberá representantes de Pontos e Pontões de Cultura, gestores...
...