A anorexia constitui a perda completa de apetite por alimentos, e a hiporexia é caracterizada como a perda parcial de apetite.
Tanto a diminuição da ingestão, quanto a ausência completa por um período superior a 3 a 5 dias são considerados anormais e passíveis de serem investigados rapidamente pelo médico veterinário, pois podem trazer consequências graves para a saúde do seu gato, dentre elas desidratação, menor capacidade de cicatrização de feridas, maior propensão a alteração no metabolismo de fármacos, diminuição da imunidade, disbiose intestinal, translocação bacteriana, anemia, distúrbios metabólicos, perda da massa muscular, perda da gordura corporal, lipidose hepática e menor expectativa de vida.
+ Parto distócico em gatas; saiba identificar!
Como os felinos são muito metódicos e sensíveis à quaisquer mudanças, uma das primeiras clínicas demonstradas normalmente quando ele não está bem é a perda do apetite.
Algumas causas associadas à anorexia em gatos:
- Traumatismo cranioencefálico.
- Neoplasias.
- Lesões em encéfalo.
- Uso de medicamentos que possam resultar em anorexia.
- Dor.
- Febre.
- Dispneia (falta de ar).
- Doenças endócrinas.
- Doenças gastrointestinais.
- Estresse, de qualquer origem (ansiedade, superlotação de gatos, medo, poucos recursos no ambiente, enriquecimento ambiental inadequado).
Devemos lembrar também algumas causas que fazem com que o gato tenha desinteresse pela comida:
- Palatabilidade do alimento.
- Temperatura em que esse alimento está sendo oferecido.
- Disputa pelo alimento por outros gatos.
- Mudança súbita de dieta.
- Aversão ao alimento associado ao período de convelescença.