Os moradores da região de Laranjeiras poderão contar com uma Unidade Regional de Saúde, a sétima da Serra, daqui cerca de 120 dias. A afirmação é do prefeito da cidade, Sergio Vidigal, que anunciou com exclusividade a novidade durante entrevista ao Serra Podcast do Jornal Tempo Novo.
De acordo com o prefeito, a nova regional irá funcionar na Avenida Guarapari, em Valparaíso, no local onde funcionou o Centro Educacional Valparaíso, desativado há cerca de 20 anos. A edificação também funcionou como filial do Darwin durante alguns anos.
A unidade ficará próxima a uma das entradas do Parque da Cidade. “Daqui 120 dias vamos inaugurar uma nova regional de saúde que é a de Valparaíso. Botamos edital na rua e o proprietário vai adaptar o imóvel dele de acordo com a necessidade do município”, anunciou Vidigal.
O prefeito frisou que a Prefeitura tem dado prioridade para a modalidade de licitação RDCI (Regime Diferenciado de Contratação Integrada empresa de engenharia para elaboração de projeto executivo).
+ Serra vai dar 2 tickets para professores e aumentar gratificação de diretores
“Estamos usando uma nova modelagem de licitação. A gente quer parar de construir. Achamos mais interessante fazer esse edital de locação e o proprietário adapta o imóvel do jeito que a gente precisa. Eu não consigo construir uma nova unidade em 120 dias. Não consigo nem licitar em 120 dias, quem dirá entregar. Por isso, estamos optando pelo RDCI, onde o imóvel é alugado, ou seja, os pacientes não precisarão aguardar a construção e entrega da estrutura”.
O chefe do executivo municipal, ainda disse que o modelo é mais rápido e que a regional virá para suprir uma demanda de cerca de 40 mil habitantes.
“Nos últimos 10/12 anos a população de Morada, Colina e Valparaíso explodiram e a sétima regional virá para suprir essa demanda”.
40 mil moradores da Serra
Segundo informação de Vidigal, a nova regional atenderá aos moradores de Parque Residencial Laranjeiras, Colina de Laranjeiras, Laranjeiras II, Valparaíso e Morada de Laranjeiras, o que gira em torno de 40 mil habitantes.
O jornal Tempo Novo já havia anunciado anteriormente, que a Secretaria Municipal de Saúde já estava dando andamento ao contrato de locação do imóvel e que estava em fase de assinatura.
O município conta com outras seis regionais de saúde, Feu Rosa, Serra Dourada, Jacaraípe, Boa Vista, Serra Sede e Novo Horizonte.
Posto de Laranjeiras, na Serra
Conforme anunciado em fevereiro deste ano pelo Jornal TEMPO NOVO, a gestão do prefeito Sergio Vidigal estava estudando transferir a unidade básica de Laranjeiras para a nova em Valparaíso, ou seja, o atendimento seria finalizado no prédio atual.
No entanto, após conversa com a comunidade, o Município decidiu não desativar o antigo posto. Em Laranjeiras, o posto continuará funcionando como estratégia da família.