Na tarde deste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial de duas vacinas contra o coronavírus no Brasil. Tratam-se da Coronavac, produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório Chinês Sinovac e a Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.
Durante a reunião, que ainda está ocorrendo, quatro dos cinco integrantes da Diretoria Colegiada (Dicol) do órgão votaram a favor da aprovação dos imunizantes. Dois diretores ainda precisam de manifestar sobre a aplicação dos fármacos, mas já há maioria para aprovação.
Agora, a partir da decisão, o uso das duas vacinas está autorizado pela Anvisa. Os grupos específicos irão começar a receber as doses assim que os laboratórios forem notificados sobre a autorização e distribuam as doses para o Governo Federal.
Até o momento, há previsão que o Governo Federal distribua a vacina do Butantan para todos os estados brasileiros ainda nesta semana, mas isso pode atrasar. Vale lembrar que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu comprar seis milhões de doses da Coronavac após criticar e desprezar a eficácia do imunizante.
Na Serra, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) aguarda a entrega das doses, que será feita pelo Ministério da Saúde aos estados e, depois disso, das secretarias de Saúde estaduais aos municípios.