O governador Renato Casagrande (PSB) realizou um pronunciamento no início da noite desta terça-feira (31) para anunciar novas medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus. A doença já infectou 85 capixabas, sendo que 13 são moradores da Serra. Durante o vídeo ao vivo, transmitido por suas redes sociais, Casagrande afirmou que “o isolamento é o remédio”.
O governador ainda comentou sobre projetos de lei, que já foram encaminhados à Assembleia Legislativa. “Encaminhei para Assembleia Legislativa, junto com outros PL’s para enfrentar a crise do coronavírus, o Projeto de Lei para criação do Fundo de Aval no valor de R$ 100 milhões para subsidiar os financiamentos para MEI e microempresas conforme anunciamos anteriormente.”
Durante o pronunciamento, Casagrande ainda afirmou que “a pandemia causa efeito econômico, social e problemas para a saúde”. Disse ainda que isolamento é o remédio para reduzir esses efeitos. “Isolamento social é remédio que temos nesse momento. Temos, que hoje, manifestar nosso carinho mantendo a distância.”
Na última segunda-feira (30), o governador confirmou que o Espírito Santo registrou os primeiros casos de transmissão comunitária, ou seja, a Secretaria de Estado de Saúde não consegue identificar a origem da contaminação dos pacientes. Casagrande afirma ainda que o Estado entrou na mesma situação de Rio de Janeiro e São Paulo.
Ainda de acordo com o governador, existe a possibilidade da Covid-19 avançar ainda mais em terras capixabas. “Registramos os primeiros casos de transmissão comunitária de coronavírus no ES. Isso ocorre quando não há como identificar a origem da contaminação. Com isso, a possibilidade de contágio atinge níveis muito mais elevados. Entramos no mesmo estágio de transmissão de SP e RJ.”
A transmissão comunitária ocorre quando um paciente infectado, que não esteve em países com registro da doença, transmite para outras pessoas, que também não viajaram. Vale destacar que esse é o terceiro e último estágio epidemiológico. Agora, o Espírito Santo está em alerta vermelho.