Categories: Meio Ambiente

Apesar da chuva, turfa segue queimando na Serra

O combate ao foco na região de Furnas segue na manhã desta segunda (18). Foto: Divulgação / Olimar Silva

Por Gabriel Almeida

Apesar do final de semana chuvoso, o incêndio na área de turfa não só continua como piorou, prejudicando ainda mais a já castigada saúde respiratória dos moradores da região. Segundo o Diretor da Defesa Civil da Serra, Olimar Silva, a chuva não “faz nem cócega” em relação ao problema.  Olimar afirma que para que a chuva ajude no combate tem que cair muita água. “Desde quinta-feira (14) o Corpo de Bombeiros está na região de turfas combatendo a queimada na região de Furnas, próximo ao bairro Jardim Tropical”, explica.

O diretor ainda disse que desde as sete da manhã desta segunda-feira (18) os bombeiros estão combatendo a queimada no local. “Estamos realizando todos esforços possíveis para tentar acabar logo com esses focos de incêndio”, afirma.

Sobre o incêndio na turfa da região de Pitanga –  outra área atingida – Olimar falou que o combate retornará quando conseguirem controlar o foco em Furnas, pois este último está mais crítico e fica muito próxima de áreas densamente habitadas, como os bairros Jardim Tropical, José de Anchieta, Central Carapina e Carapina Grande.

Sem dormir

Moradores continuam sofrendo com a fumaça que é gerada da queimada. “A situação está ficando pior quando chove. Parece que a fumaça só aumenta”, afirma a moradora de José de Anchieta II, Aurora Souza, que mora próximo a região da queimada.

Em Pitanga, Chrisley Vieira da Silva afirma que fica noites sem dormir devido a fumaça. “Na madrugada deste domingo estava impossível de dormir. Não estamos aguentando mais e ninguém nos ajuda”, explica.

No fim de semana o mau cheiro foi sentido até em Colina de Laranjeiras, relataram moradores.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: Após decisão do TRE, candidatos da Serra ficam fora da propaganda na TV

Apesar dos seus mais de 200 mil eleitores e da possibilidade de segundo turno, a Serra continua fora da propaganda…

3 horas atrás

Violência no trânsito da Serra registra redução de 20% no primeiro semestre de 2024

O número de acidentes com vítimas fatais continua em queda na Serra. Mesmo a cidade figurando em primeiro lugar como…

7 horas atrás

“Lordose pra Leão” lança ‘Os Ratos São Humanos’, single de seu sexto álbum

A banda Lordose Pra Leão, ícone do punk capixaba e do país, acaba de lançar o single "Os Ratos São…

8 horas atrás

Anizio expõe a fragilidade da vida e das relações em seu 1º EP que lançado nesta terça

A fragilidade da vida e das relações amorosas serviram de inspiração para as canções de “Efêmero”, 1º EP do cantor…

8 horas atrás