Categories: Meio Ambiente

Apesar da chuva, turfa segue queimando na Serra

O combate ao foco na região de Furnas segue na manhã desta segunda (18). Foto: Divulgação / Olimar Silva

Por Gabriel Almeida

Apesar do final de semana chuvoso, o incêndio na área de turfa não só continua como piorou, prejudicando ainda mais a já castigada saúde respiratória dos moradores da região. Segundo o Diretor da Defesa Civil da Serra, Olimar Silva, a chuva não “faz nem cócega” em relação ao problema.  Olimar afirma que para que a chuva ajude no combate tem que cair muita água. “Desde quinta-feira (14) o Corpo de Bombeiros está na região de turfas combatendo a queimada na região de Furnas, próximo ao bairro Jardim Tropical”, explica.

O diretor ainda disse que desde as sete da manhã desta segunda-feira (18) os bombeiros estão combatendo a queimada no local. “Estamos realizando todos esforços possíveis para tentar acabar logo com esses focos de incêndio”, afirma.

Sobre o incêndio na turfa da região de Pitanga –  outra área atingida – Olimar falou que o combate retornará quando conseguirem controlar o foco em Furnas, pois este último está mais crítico e fica muito próxima de áreas densamente habitadas, como os bairros Jardim Tropical, José de Anchieta, Central Carapina e Carapina Grande.

Sem dormir

Moradores continuam sofrendo com a fumaça que é gerada da queimada. “A situação está ficando pior quando chove. Parece que a fumaça só aumenta”, afirma a moradora de José de Anchieta II, Aurora Souza, que mora próximo a região da queimada.

Em Pitanga, Chrisley Vieira da Silva afirma que fica noites sem dormir devido a fumaça. “Na madrugada deste domingo estava impossível de dormir. Não estamos aguentando mais e ninguém nos ajuda”, explica.

No fim de semana o mau cheiro foi sentido até em Colina de Laranjeiras, relataram moradores.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

12 minutos atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

17 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

18 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

23 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

23 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

24 horas atrás