Além da pandemia causada pelo coronavírus, um outro mal ‘tira o sono’ de moradores da Serra. Trata-se do aumento da violência, que voltou a ocorrer no município durante os últimos meses. Entre janeiro e outubro deste ano, foram 142 pessoas assassinadas na cidade. O número é 24% maior do que o registrado no ano passado, quando houveram 117 homicídios. No entanto, a cidade deixou de liderar o ranking da violência no Espírito Santo.
Os dados foram atualizados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Conforme apurado pelo TEMPO NOVO, a Serra, que é a cidade capixaba com o maior número de habitantes, está na vice-liderança do triste ranking de assassinatos no Espírito Santo, ficando atrás apenas de Cariacica – onde já foram 150 homicídios neste ano. Em sequência vem: Vila Velha (136), Vitória (58) e Guarapari (29).
Apesar da alta, a Serra deixou a liderança de homicídios no Espírito Santo, que ocupava até o mês de setembro. Vale lembrar que, há anos, a cidade sempre ocupou as primeiras posições da lista de cidade com mais casos de assassinatos.
Em todo o Espírito Santo, também foi registrado um aumento nos números de homicídios. Ao todo, já foram 927 homicídios dolosos, de janeiro a outubro, contra 804 do mesmo período de 2019. Dessa forma, o estado registra alta de 15,29%.
A reportagem apurou ainda que, só no mês de outubro, foram 90 crimes contra a vida no ES, sendo que 14 desses assassinatos ocorreram na Serra.