O Governo do Estado vai lançar, nesta quarta-feira (30), uma nova função do aplicativo ‘ÔnibusGV’ que mostrará em tempo real quais coletivos do sistema Transcol estarão superlotados. Com a informação, os passageiros poderão escolher qual coletivo irão utilizar e dessa forma evitar aglomerações em meio à pandemia causada pelo coronavírus. O anúncio gerou estranheza por parte dos internautas, que reclamam constantemente das aglomerações nos ônibus da Grande Vitória.
Segundo informações apuradas pelo TEMPO NOVO, a nova função se chamará ‘INBUS’ e deve ser disponibilizada à população ainda nesta semana. Para apresentar a funcionalidade, o governador Renato Casagrande (PSB) vai realizar uma coletiva de imprensa às 15 horas desta quarta-feira no Salão Santiago, no Palácio Anchieta, em Vitória. O evento deve ser transmitido através de suas redes sociais.
Ainda não há detalhes de como o serviço funcionará na prática. O aplicativo ‘ÔnibusGV’, até o momento, funciona para consulta de horários de ônibus, previsão de chegada nas paradas ou terminais, recargas de cartão de passagem e também disponibiliza a opção de denúncias de lotação. Assim que a nova funcionalidade for acrescentada, os usuários terão que atualizar o app nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS.
O Estado ainda não explicou como será feita a análise para alertar se um coletivo estará ou não cheio de passageiros. Atualmente, a regra da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES) determina que os ônibus saem dos terminais apenas com passageiros sentados, medida essa que nunca é respeitada.
Vale destacar que superlotação de coletivos do Transcol é um problema antigo, mas que se agravou durante a pandemia de Covid-19, já que aglomeração é sinal de contaminação, ainda mais em ambientes fechados como dentro dos veículos. O TEMPO NOVO já denunciou a situação diversas vezes. Os passageiros pedem aumento da frota e mais fiscalização para tentar conter contaminação do vírus nos terminais e ônibus.
Atualmente, a frota de veículos que atendem os passageiros não está sendo 100% utilizada. Segundo Casagrande, isso deve acontecer apenas a partir do dia 5 de outubro, quando as aulas presenciais começarão a ser retomadas no Espírito Santo. Dados mostram que cerca de 1.169 veículos estão circulando. O número de usuários do cartão de passagem chega aos 3.378.000.
Quem usa o sistema Transcol reclama. “Os ônibus sempre estão lotados e o governo quer lançar aplicativo para mostrar isso. Nós já sabemos que isso ocorre e queremos mais carros rodando. Quando a lotação de ônibus será solucionada? Temos que conviver com o medo de sermos contaminados em coletivos cheios de gente e algumas até sem máscara”, afirmou a moradora de Jardim Tropical, Fernanda Soares.
Bárbara Lopes também utiliza o transporte público. “Tenho que pegar ônibus todos os dias e sempre ocorre a mesma coisa: superlotação. Eu acho que a Ceturb precisa criar medidas que realmente vão funcionar e não inventar uma função sem utilidade. Todos os ônibus estão lotados. Vai aparecer o que no aplicativo? Linhas lotadas?”, indaga a moradora da Serra.
Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…
O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…
Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…
A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…
Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…